Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Cinco formas de viajar no tempo e nos espaços do Porto

  • 333

ODISSEIA Parta à descoberta do “coração da cidade”, repleto de História e de curiosidades

O Porto é um mundo com universos dentro e nele muito há para descobrir. Tanto quantas as formas de o fazer, neste lugar onde a História e a modernidade caminham de mãos dadas. Deambular por esta cidade permite desfrutar, ao virar de cada esquina, de uma experiência irreplicável. O Expresso dá-lhe cinco sugestões para um périplo pela Invicta

Elétrico

Mais do que viajar pela cidade, passeia-se no tempo. Ao entrar num dos “carros americanos”, somos levados para o séc. XIX, onde o ritmo lento permite contemplar alguns dos lugares e pormenores mais interessantes. A história remonta a 1872 e atualmente três linhas ainda resistem. A mais procurada é a Linha da Baixa (Linha 22), que passa por algumas artérias mais icónicas da cidade num percurso circular entre o Carmo e a Batalha. Um bilhete, adquirido a bordo, tem o custo de 2,5 euros. A frequência de passagem dos veículos é de 30 minutos.

INFORMAÇÃO ÚTIL
Praça de Parada Leitão. Tel: 226 158 158
De segunda a domingo das 9h45 às 19h45

Cruzeiro das Seis Pontes

Um cruzeiro pelo Douro é uma opção tentadora e refrescante. Uma das empresas que efetua estas pequenas navegações, mas de sensações extensas, é a Tomaz do Douro. Sob um sol abrasador e uma suave brisa junto ao rio, o Expresso viajou no barco rabelo São Telmo, de 36 metros e com capacidade para 220 pessoas. Por 12,5 euros é possível partir numa odisseia marítima pela história e as principais curiosidades das seis pontes que cruzam o Rio Douro. Os passageiros são reunidos no cais da Ribeira para depois iniciarem uma espetacular viagem de 50 vagarosos minutos.

INFORMAÇÃO ÚTIL
TOMAZ DO DOURO Praça da Ribeira. Tel: 222 082 286
Todos os dias das 10h30 às 16h30

Autocarro panorâmico

Os autocarros panorâmicos são ideais para conhecer a cidade. Uma das empresas que disponibiliza este tipo de serviço é a City Sightseeing, com os seus autocarros vermelhos de dois pisos. A companhia oferece aos clientes duas rotas possíveis. A Linha Azul parte da Torre dos Clérigos e passa por 24 pontos de interesse, como a Sé, o Museu do Vinho do Porto e o Palácio da Bolsa. A Linha Vermelha, com início na Ribeira, conta com 33 paragens em locais como a Casa da Música, Serralves ou o Parque da Cidade. As viagens são comentadas em sete idiomas e um bilhete custa 13 euros. A frequência de passagem é de meia hora.

INFORMAÇÃO ÚTIL
Linha Vermelha Praça da Ribeira. Tel: 222080677
Verão: todos os dias das 09h00 às18h30; Inverno: todos os dias das 09h15 às 17h15
Linha Azul Torre dos Clérigos. Tel: 222080677
Verão: todos os dias das 09h15 às 18h45; Inverno: todos os dias das 09h15 às 17h15

Vespa

Agora pode conhecer o Porto ao jeito romano, viajando de Vespa pelas ruas íngremes da cidade. A empresa OportoShare oferece aos aventureiros viagens orientadas por guias que, a todo o gás, o levam numa experiência emocionante e inesquecível. No Porto, sê portuense, e as seis motorizadas italianas da frota receberam nomes de personalidades internacionais que marcaram a cidade: Claes Oldenburg, Nicolau Nasoni, John Carr, Gustave Eiffel, Rem Koolhaas e Juan Muñoz. A partir de 20 euros, é possível acelerar numa viagem com a duração de uma hora

INFORMAÇÃO ÚTIL
OPORTOSHARE Rua Alexandre Herculano, 385.Tel: 911 042 263
Necessário efetuar reserva com 48 horas de antecedência

Tuk tuk


O tuk tuk é um dos transportes mais populares na Tailândia. Em Portugal não era hábito deparar-nos com estes triciclos motorizados, mas atualmente são presença assídua em várias cidades. O Porto não é exceção e são diversas as companhias que tentam atrair os transeuntes para uma experiência que remete para outras latitudes. Uma das empresas é a TukTour, que utiliza veículos elétricos. Entre as rotas disponíveis, a do “Porto Barroco” é a indicada para quem não pretende gastar muito (15 euros) e ficar a conhecer a enorme riqueza histórica da Invicta. As viagens de 90 minutos são comentadas por um guia que abre o livro de curiosidades de cada local.

INFORMAÇÃO ÚTIL
TUK TOUR Pontos de partida: Clérigos ou Cais de Gaia. Tel: 915 094 443
Todos os dias das10h às 18h