Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Conselho de redação da RTP chumba André Macedo para diretor adjunto de informação

  • 333

Televisão pública considera que atualmente a prioridade deve passar pela contratação de jornalistas para “as tarefas quotidianas da redação, em detrimento de jornalistas diretores”, tendo em conta a “evidente carência de recursos humanos” e a excessiva dimensão da direção de informação

O conselho de redação da RTP rejeitou a nomeação do jornalista André Macedo para o cargo de diretor adjunto de informação, segundo um comunicado divulgado esta quinta-feira.

De acordo com a nota do conselho de redação da televisão pública, apesar da ausência de experiência em jornalismo televisivo, o currículo profissional de André Macedo apresenta “motivos suficientes para emitir um parecer positivo quanto à nomeação mencionada, não fossem as circunstâncias atuais”.

O órgão considera que, no momento atual, a prioridade da empresa deve passar pela contratação de jornalistas para “as tarefas quotidianas da redação, em detrimento de jornalistas diretores”, considerando a “evidente carência de recursos humanos”. O conselho de redação aponta igualmente os constrangimentos financeiros da empresa para sustentar este 'chumbo' e argumenta que “a reiterada política de baixos vencimentos praticada na redação torna inexplicável a assunção de mais um elevado encargo salarial, para além de acentuar os sentimentos de injustiça, frustração e mal-estar”.

Um terceiro argumento apontado pelos trabalhadores da RTP para esta tomada de posição assenta na “inusitada dimensão da direção de informação, excessiva quando comparada com as congéneres, que não permite compreender as justificações de mais uma contratação para um cargo de estrutura.”

Por tudo isto, “o conselho de redação considera não estarem reunidas, no momento atual, as condições necessárias para a emissão de um parecer positivo quanto à nomeação de André Fontes Macedo para diretor adjunto de informação de televisão”.

Aquele órgão da estação pública decidiu, segundo a mesma nota, “emitir um parecer positivo quanto à nomeação do diretor de informação Paulo Dentinho para a Direção da RTP3, em regime de acumulação”.

Em junho, o jornalista André Macedo pediu a demissão do cargo de diretor do Diário de Notícias (DN) e, já este mês de julho, o diretor de Informação da RTP, Paulo Dentinho, confirmou à Lusa a entrada de André Macedo na empresa como diretor adjunto de informação. As alterações foram comunicadas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), "para aprovação vinculativa conforme manda a lei e ao Conselho de Redação da RTP para parecer não vinculativo", disse então à Lusa fonte oficial da empresa.