Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Vídeo: 'Lobos e Pumas' resgatam pescador mordido por tubarão azul

  • 333

O acidente aconteceu a bordo do pesqueiro “Filipa Miguel”, a navegar a 206 milhas a Oeste da Póvoa de Varzim, e obrigou a uma megaoperação de resgate envolvendo um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 "Pumas" e um avião P-3C Orion da Esquadra 601 “Lobos”

Eram precisamente 11h25 desta terça-feira quando um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa resgatou um pescador de 43 anos, de nacionalidade portuguesa, mordido numa perna por um tubarão (tintureira) durante a faina a bordo da embarcação “Filipa Miguel”, a navegar a 206 milhas a Oeste da Póvoa de Varzim.

O pedido de ajuda chegou ao INEM através de uma chamada para o 112 e desencadeou, como está previsto nestas circunstâncias, uma operação de resgate a cargo do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e a Força Aérea Portuguesa (FAP).

Na chamada de alerta, informa a Marinha (a quem pertence o MRCC), “foi reportado que um dos tripulantes tinha sido mordido numa perna por um tubarão (tintureira) durante a faina a bordo, encontrando-se com uma hemorragia não controlada e com perda de massa muscular”, tendo o CODU-Mar concluído pela evacuação urgente da vítima.

Mais informa a Marinha que “foi empenhado no salvamento uma aeronave de asa fixa P3 Orion e um helicóptero EH-101 [da Esquadra 751 “Pumas”], tendo o P3 Orion [da Esquadra 601, “Lobos”] efetuado a vetorização do EH-101 até ao local onde se encontrava a embarcação devido à longa distancia a que a embarcação se encontrava”.

O pescador está internado no Hospital de São João em situação estável.

De corpo alongado e olhos grandes e redondos, a tintureira ou tubarão azul atinge 4 metros de comprimento e 205 kg de peso. Apesar de preferir o mar alto, também já tem sido avistado em águas costeiras.