Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Temperaturas altas marcam o arranque da semana

  • 333

CRISTINA QUICLER/ AFP/ Getty Images

Para esta segunda-feira, esperam-se temperaturas entre os 31 e os 41 graus. Santarém e Castelo Branco serão os distritos a sentir mais calor, segundo o IPMA

O tempo quente vai marcar o início desta semana, com céu pouco nublado e com temperaturas máximas a variar entre 32 e 41 graus e as mínimas superiores a 20 graus, adiantou à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

A especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse à Lusa que o dia de hoje ainda vai ser muito quente com temperaturas elevadas.

"Vamos continuar com tempo quente. As máximas vão variar entre 31/32 e os 39/40 ou mesmo 41 graus localmente. As zonas mais quentes serão Vale do Tejo, distrito de Santarém, e interior do Alentejo e distrito de Castelo Branco", disse.

As temperaturas mínimas também são relativamente elevadas em grande parte do território. "Foi uma noite tropical, com temperaturas mínimas superiores a 20 graus com exceção da faixa costeira ocidental. O céu vai estar limpo e está prevista alguma neblina matinal e o vento vai soprar em geral fraco a partir do meio da tarde", salientou.

No que diz respeito a terça-feira, segundo Maria João Frada, será um dia diferente, com uma descida das temperaturas.

"Terça-feira vai ser um dia diferente devido a uma corrente de noroeste que vai chegar às regiões do interior, que vai trazer uma massa de ar mais fresco. As temperaturas máximas tendem a descer no litoral oeste, sendo mais significativas e acentuadas em alguns locais", disse.

Segundo a meteorologista, as descidas nas regiões do norte e centro podem variar entre os 3 e os 8 graus.

"Em Lisboa, a máxima andará na casa dos 30/31 graus comparativamente com hoje que vão estar 36. No interior, os valores serão mais elevados, em particular nos distritos do interior centro/sul", adiantou.

No que diz respeito ao resto da semana, Maria João Frada adiantou que as temperaturas vão manter-se, havendo a registar uma ligeira descida das mínimas.

"Vamos ter é depois nebulosidade baixa a norte do Cabo Raso na quarta e quinta-feira e o vento vai ser moderado de noroeste", disse.

Entre terça e sexta-feira as temperaturas vão variar entre os 30 e 35 graus, com exceção da faixa costeira onde serão mais baixas. "Na quinta e sexta-feira, eventualmente haverá nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior e eventualmente aguaceiros no interior mas é um cenário a confirmar", concluiu.