Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Calor, muito calor e risco 'Muito Elevado' de exposição UV

  • 333

Nuno Botelho

A exposição ao sol durante o dia de hoje requer cuidados redobrados. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera diz-lhe quais

Todos os distritos de Portugal Continental apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No caso do risco 'Muito Elevado', o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje a continuação de tempo quente com céu geralmente limpo, vento em geral fraco e uma pequena subida de temperatura.

As temperaturas deverão chegar aos 41 graus em Santarém, que é o distrito mais quente do continente, aos 39º em Évora, aos 38º em Beja e Braga, aos 37º em Leria, Coimbra e Castelo Branco, aos 36º em Lisboa e Portalegre, aos 34º Viseu e Vila Real.

Bragança e Porto deverão chegar aos 33º, Faro e Viana do Castelo aos 32º e a Guarda não deverá ultrapassar os 31º.