Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Festa do Vinho Verde faz-se em família no Porto

  • 333

DR

Durante quatro dias, estarão “retidos” na Alfândega do Porto mais de 150 vinhos verdes para uma festa em família cheia de animação

A Alfândega do Porto recebe esta quinta-feira e até domingo, a terceira edição do “Vinho Verde Wine Fest” (VVWF), com mais de 150 vinhos para degustação de 30 produtores. Forrar o estômago é essencial e, para isso, estarão presentes 20 chefes de renome e outros mais “improváveis”, como os jornalistas Júlio Magalhães e Fernanda Freitas. Para este ano, a programação está também pensada para os mais novos, com ateliers de plantação, provas de iniciação à descoberta sensorial ou workshops de culinária para a infância.

As atrações não ficam por aqui, desde provas comentadas e showcookings até um encontro de automóveis clássicos. Ao Expresso, o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, explicou que a iniciativa destina-se a promover a marca “nas várias vertentes”, sendo um “escaparate das melhores referências vínicas e novidades de um conjunto de produtores”.

O responsável destaca que a cultura deste festival está “voltada para a gastronomia e para os vinhos como fatores de convívio” e que o VVWF “deve cumprir o propósito de reunir diferentes públicos com um programa mais alargado, ao permita aos enófilos contactar com a oferta vínica sem, por isso, terem de se privar de estar em família”.

Mais vinhos, mais espaço, mais lazer

Com mais de 30 produtores representados, esta “festa” será “palco de apresentação de novas colheitas e de descoberta do vasto portfólio de vinhos brancos, tintos, rosados e espumantes da região”, destaca a organização em comunicado. “O número é claramente superior” ao das edições transatas, adiantou Manuel Pinheiro.

Para esta edição, o “Vinho Verde Wine Fest” proporciona mais zonas de convívio e de lazer junto ao Rio Douro. A CVRVV incrementou também a praça da alimentação com restaurantes de opções variadas. DJ’s convidados e vários passatempos garantem a animação ao longo de quatro dias. A 24 de Julho (domingo), entre as 11 e as 13 horas, a Alfândega do Porto acolhe também uma concentração de automóveis clássicos.

O investimento para o terceiro ano de “Wine Fest” foi de 160 mil euros. Nas duas edições anteriores, o evento registou uma média de 25 mil visitantes. As famílias que entrarem no festival até às 14 horas têm acesso a dois convites para adultos e os sub 14 anos têm acesso gratuito durante os quatro dias.

Consolidada a internacionalização, a aposta é no público mais próximo, embora o programa seja “muito sedutor para um turista que está na cidade e que pretende conhecer os produtos da Região dos Vinhos Verdes”, referiu o presidente da CVRVV. “Esta é uma boa forma de dar a conhecer o produto a novos públicos, embora queiramos também dar a conhecer os novos produtos e os vinhos mais apreciados ao nosso público de proximidade”, frisou.

O Vinho Verde chega atualmente até 107 países e em 2015 o resultado das exportações ascendeu os 50 milhões de euros. As exportações representam mais de 40% do volume de negócios e os principais mercados de destino são os Estados Unidos, a Alemanha e a França.