Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Faculdades abrem portas a alunos que querem experimentar um curso antes de decidirem

  • 333

No próximo ano letivo, 20 faculdades abrem as portas a estes candidatos

Há alunos que adiam a decisão de concorrer ao ensino superior porque não têm as médias necessárias para entrar no curso desejado; outros têm as classificações, muitas vezes altas,e não sabem o que fazer com elas. Para os mais indecisos e os que optam por fazer uma pausa nos estudos entre o ensino secundário e o superior, a associação Gap Year Portugal lançou um programa inédito de "experiências académicas".

No próximo ano letivo, 20 faculdades das universidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Nova de Lisboa e Minho abrem as portas a estes 'candidatos' que, durante mês e meio, têm a oportunidade de assistir a aulas, falar com professores e alunos, conhecer o ambiente da escola para depois fazerem as melhores escolhas. "A grande finalidade é aumentar o aproveitamento dos alunos no ensino superior, através de níveis de motivação mais elevados", esclarece a associação em comunicado.

De acordo com dados do Ministério, um em cada cinco estudantes desiste ou muda de curso no final do primeiro da licenciatura. Os motivos serão vários, mas não raras vezes têm a ver com perceções erradas sobre a natureza dos cursos ou o ambiente da instituição.

"Este novo programa vai permitir aos jovens que estejam a inciar o seu Gap Year, através de uma 'experiência on the job', todas as informações de que estes necessitam para tomar uma opção eclarecida e ponderada em relação ao seu futuro profissional", resume a associação.