Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Correr com ajuda extra do telemóvel

  • 333

getty images

Há aplicações que podem dar um empurrão na hora da corrida. Marcam a cadência, comparam percursos e dão incentivos. Para quem é um novato e para quem já está habituado

As páginas anteriores foram pensadas nas férias, em dar-lhe (boas) alternativas para comer. Estas são uma forma de compensação. Em época de férias e de praia há mais vontade para comer, para ficar na esplanada a petiscar, mas isso não é sinal de que seja obrigatório mudarem-se os hábitos saudáveis. Aliás, correr é dos exercícios físicos mais fáceis de fazer no verão. Ou pelo menos mais apelativos para fazer na rua. Escolhemos sete aplicações que dão um empurrão do princípio da corrida até ao sprint final.

A Freeletics Running prometeu uma revolução na corrida quando foi lançada, em novembro do ano passado. Será um exagero dizer isso, mas tem algumas funcionalidades que fazem a diferença. Uma delas é a possibilidade de guardar o tempo feito em determinado percurso que será comparado quando o trajeto for repetido. A aplicação estima a duração da corrida e mostra-o num traço no visor. Outra das vantagens são os 12 treinos em corrida intervalada, contudo apenas quatro são gratuitos.

Feita tanto para correr na rua ou na passadeira, a Nike+Running regista o percurso e o histórico mas apresenta-o em gráfico, sendo fácil e simples ver a evolução do atleta. É ideal para quem está a começar e não tem sequer um plano de treinos. A aplicação tem quatro programas com distâncias distintas: 5 km, 10 km, 21 km e 42 km. E todos os dias dá sugestões e indicações do que deve fazer para atingir os objetivos. Tem ainda um sistema power song que permite descarregar músicas e ouvi-las como incentivo durante o treino. Quem já for utilizador de Spotify pode ouvir diretamente dessa conta, pois as duas aplicações fizeram uma parceria.

Para quem tem a perda de peso como objetivo principal, a Endomondo é a melhor resposta. É que esta aplicação contabiliza a velocidade, as distâncias que se fazem e as calorias que se perdem. A Endomondo apresenta-se como o “treinador pessoal de bolso”, mas também tem uma espécie de rede social onde todas as partilhas são bem-vindas. Funciona como motivação, já é que possível deixar mensagens de incentivo, sugerir rotas, e entrar em competições.

Os que procuram uma opção mais completa de exercício físico têm a Runtastict. Além de fazer o mapeamento, através de GPS, esta aplicação dá também a possibilidade de fazer treinos de abdominais, flexões ou agachamentos. Pelo caminho os atletas são incentivados com um “go, go, go”, se o trajeto está a ser complicado, ou com um aplauso se a prova foi bem-sucedida. Há um sistema power song para fazer playlist com as músicas favoritas e se for preciso parar durante o treino, a Runtastict fica em pausa para não registar o tempo.

Bem mais simples do que as anteriores, o que facilita o uso para um utilizador menos dotado no que toca ao mundo digital, a Strava permite interagir com outros corredores e contabiliza o ritmo cardíaco e a cadência. É destinada a um público mais velho, precisamente pela simplicidade de uso e de funções. É das aplicações mais populares, contando com milhares de utilizadores no mundo inteiro.

A nível de facilidade, a Strava tem a competição da Suunto. Esta aplicação destaca-se por guardar diretamente no telemóvel o exercício feito, como a distância percorrida, as calorias queimadas e o caminho. Durante o treino dá a possibilidade de ir partilhando informações nas redes sociais, mas a cereja no topo do bolo vem no fim. Terminada a prova, a aplicação constrói um filme, a partir do percurso, e mostra-o em 3D exibindo fotos e informações como a cadência ou a distância.

Já a Sports Tracker destaca-se pela possibilidade de sabermos quem está a fazer exercício no mesmo momento e onde. Para isso, basta ter o perfil aberto. E enquanto o mundo inteiro sabe que está a correr, onde o faz, com que ritmo e a que velocidade e cadência, os seus amigos podem ir-lhe deixando mensagens. Também é possível gravar o exercício feito no telemóvel.

Apps

Freeletics Running - iOS e Android
Grátis

Nike+ Running - iOS e Android
Grátis

Endomondo - iOS e Android
Grátis

Runtastict - iOS e Android
Grátis

Strava - iOS e Android
Grátis

Suunto - iOS e Android
Grátis

Sports Tracker - iOS e Android
Grátis

Artigo publicado na edição do EXPRESSO de 9 junho 2016