Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

CUF lança rede privada de oncologia

  • 333

Nuno Botelho

José de Mello Saúde cria primeira rede privada em Portugal de serviço de diagnóstico e tratamento do cancro

A José de Mello Saúde vai lançar uma rede de cuidados oncológicos, a primeira estrutura privada assim organizada em Portugal. Vai chamar-se Instituto CUF de Oncologia (ICO), foi preparada em segredo durante o último ano e já foi apresentada em reunião interna do grupo, sendo descrita como a sua próxima grande aposta estratégica.

A rede junta cerca de 300 especialistas, 14 hospitais e clínicas, 33 salas de bloco cirúrgico e 14 Unidades de Tratamento e Diagnóstico Integrado, que estarão a funcionar em rede e serão dedicados ao diagnóstico e tratamento do cancro. O objetivo de trabalhar em rede, presente em todas as unidades da rede CUF do país, é garantir um acesso vasto ao diagnóstico e em tempo útil, com fluidez de processos e equipas clínicas disponíveis 24 horas por dia.

O especialista alemão Dirk Arnold, que lidera o projeto desde há um ano, justifica o reforço da oferta de serviços: “Uma em cada três pessoas vai ter cancro ao longo da sua vida.” A rede é constituída por unidades de diagnóstico e tratamento integrado por patologia: mama, do pulmão, colorretal, da próstata, de ginecologia, da cabeça e pescoço, e pele, entre outras.

Salvador de Mello, presidente da José de Mello Saúde, adianta que “o Instituto CUF de Oncologia quer cooperar a nível nacional e internacional na prevenção e no combate ao cancro, uma causa que é de todos. Porque na verdade, na luta contra o cancro, todos acabamos por ser poucos.”