Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

A meia final de Portugal foi mais vista do que a final na TV pública

  • 333

d.r.

A UEFA estima que o jogo da final do Euro 2016 tenha sido visto por cerca de 300 milhões de telespectadores. Trata-se de uma projeção baseada num padrão de medição de audiências definido pela indústria televisiva e que determina a média de telespectadores que assistem a uma transmissão exclusivamente a partir de casa

Luís Proença

No palco maior do futebol – o Campeonato do Mundo -, a final da “Copa” do Brasil há dois anos, e que deu a vitória à Alemanha, por 1-0, sobre a Argentina, bateu o recorde de audiências, com um total de 570,1 milhões de telespectadores.

No Euro 2012, as audiências da final, entre Espanha e Itália (4-0), fixaram-se num total de 299 milhões, um milhão a menos de diferença para a final de Saint Denis, deste domingo. A UEFA anuncia, aliás, um crescimento geral nas audiências televisivas deste Euro de França e dá o exemplo dos 200 milhões de telespectadores que viram o jogo de abertura, disputado entre a França e a Roménia – um incremento de cerca de 30% sobre a audiência do Polónia vs. Grécia, a partida inaugural do anterior Euro organizado pela Polónia e pela Ucrânia.

Aparte o balanço e contas das audiências médias e no que toca apenas a espectadores, as projeções apontam mais de seis mil milhões de contactos com as transmissões dos 51 jogos do torneio. Neste Europeu, a UEFA estabeleceu contratos de transmissão com cerca de 130 estações de televisão, que geraram uma receita total pela aquisição exclusiva dos direitos na casa dos 1.050 milhões de euros.

Em Portugal, o jogo da final foi visto por 3.680.000 telespectadores através da RTP1, a que se somam mais cerca de 50 mil através da SportTv, se considerados exclusivamente os audímetros de medição de audiências televisivas instalados em casa, e não o visionamento em locais públicos. De todos os jogos do Euro 2016 transmitidos ao domingo, este foi o único a constar no top 10, muito provavelmente devido à disponibilidade dos espectadores de assistirem em grupo. Aliás, a meia-final disputada entre Portugal e o País de Gales na quarta-feira passada obteve uma audiência média ligeiramente superior no canal público: 3.714.000.

Em França, o jogo foi seguido por uma audiência média de 20.820.000 através do canal privado M6, que atingiu o seu melhor resultado de sempre. Curiosamente, o programa mais visto de sempre na televisão francesa foi igualmente um jogo que opôs lusitanos e gauleses, a transmissão, pela TF1, da meia-final do Mundial de 2006 e que foi visto por 22.200.000 franceses.