Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Meta-se em alhadas...

  • 333

Pode ter cabeça ou apenas dentes e tem inúmeros benefícios, nomeadamente para a saúde. Quer saber mais sobre o alho? Ora leia

Muito presente na dieta mediterrânica, o alho é um remédio natural bem conhecido dos nossos avós. Um único dentinho de alho cru concentra numerosos compostos benéficos para a saúde: aminoácidos, vitaminas, minerais, oligoelementos e muitos compostos sulfurosos que são a fonte de maior parte das suas propriedades farmacológicas. Um dos componentes mais interessantes deste bulbo é a alicina, que é um potente antibiótico. Daí que seja "um remédio tão eficaz contra os micróbios, sejam vírus ou bactérias, e que possa ser eficaz tanto em casos de constipações como intoxicações alimentares ou micoses, como o pé de atleta", explica Alix Lelief-Delourt, jornalista francesa que acaba de publicar em Portugal o livro "O Alho Poderoso".

Autora de cerca de 60 livros nas áreas da saúde e da psicologia, a jornalista de 40 anos, mãe de duas filhas pequenas (de 3,5 anos e de 5 anos), apaixona-se com frequência por diferentes temas... e escreve um livro sobre eles. Investiga, descobre e põe em prática pequenos truques que partilha no seu blogue e publica na sua coleção, "Malin" (o que traduzido significa "esperto").

Entre os vários benefícios do alho está a sua função protetora do coração e das artérias. Torna o sangue mais fluido, dilata veias e artérias, ajuda a baixar a tensão, permite regular a taxa de colesterol e estimula a boa imunidade. Os seus efeitos externos também são surpreendentes, seja para tratar verrugas, seja para sarar cortes ou gengivites.

As 1001 utilidades do alho, esse tempero tão português, é o tema de um livro que destaca as suas virtudes para a saúde e beleza

As 1001 utilidades do alho, esse tempero tão português, é o tema de um livro que destaca as suas virtudes para a saúde e beleza

No dia-a-dia, Alix cozinha habitualmente com muito alho e inclui-o tanto na sopa de legumes das filhas como nos cozinhados que faz na frigideira. As crianças não estranham o gosto e ela aproveita. Apaixonada pela escrita, escreve uma média de 7 a 8 livros por ano - "mas este ano posso dizer-vos que já vou além disso".

Além da componente antibacteriana e antibiótica, o alho está ainda relacionado, em vários estudos científicos, com propriedades anticancerígenas, em especial no sistema digestivo. Mas além deste enorme benefício, o alho tem ainda outras utilidades, como combater as borbulhas e o acne ou a queda de cabelo. Contra o único aspecto negativo do alho – o mau hálito -, a autora aconselha vários truques: mascar um bom punhado de folhas de menta, coentros ou sementes de anis, beber muita água... ou comer mais alho... para melhor o digerir e assim reduzir este efeito secundário. Não ficou cheio de vontade de ir comer umas gambas "A La Guilho"?