Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Primeiro de 30 radares móveis entra em funcionamento na A5

  • 333

O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade é composto por uma rede de locais, selecionados por seem considerados “extremamente críticos”. Os 30 radares não vão ser fixos, rodando, num sistema rotativo, em 50 cabinas, sendo a sua instalação aleatória

O primeiro dos 30 radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) entra esta quarta-feira em funcionamento e vai ser instalado na A5, a autoestrada que liga Lisboa a Cascais.

O SINCRO é um sistema para deteção automática da infração de excesso de velocidade, sendo composto por uma rede de locais de controlo de velocidade criteriosamente selecionados, segundo o Ministério da Administração Interna (MAI).

Este sistema, que estará a funcionar em pleno em janeiro de 2017, vai contar com 30 radares móveis instalados em 50 locais considerados "extremamente críticos".

Numa entrevista recente à agência Lusa, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, disse que os 30 radares de controlo de velocidade não vão ser fixos, rodando, num sistema rotativo, nas 50 cabinas, sendo a sua instalação aleatória.

De acordo com o MAI, a comunicação da informação dos radares é efetuada através da aplicação Sistema de Gestão de Eventos de Trânsito (SIGET), que fará o interface com o Sistema de Contraordenações de Trânsito (SCoT), para a emissão das notificações aos condutores.

A instalação da rede nacional de radares tem um custo de 3,19 milhões de euros, segundo a verba aprovada em fevereiro em Conselho de Ministros.

A cerimónia que marca a entrada em funcionamento do primeiro radar vai contar com a presença do secretário de Estado da Administração Interna.