Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Bola de ouro vai a leilão

  • 333

Pesa dois quilos e meio e está banhada a ouro de 14 quilates. Romário ou Ruud Gullit, entre outros jogadores que fizeram história no futebol, assinaram-na durante o Mundial de futebol realizado na Alemanha em 2006. Está avaliada em 100 mil euros

DR

Thomas Ravelli, Romário, Mijatovic, Ruud Gullit e Djibril Cissé são alguns dos jogadores que assinam a Bola de Ouro que esta sexta-feira será leiloada pela plataforma online Catawiki.pt.

Avaliada em 100 mil euros, a bola dourada é uma réplica de uma das maiores distinções que pode ser feita a um jogador de futebol na sua carreira profissional, e ganha já três vezes pelo português Cristiano Ronaldo.

DR

Foi criada à mão pela joalharia Rensini, uma das mais prestigiadas da Holanda, e é agora posta à venda pelo seu proprietário, que resolve vendê-la na sequência da subida de cotação do ouro, que tem alcançado máximos históricos nos últimos dois anos, após os resultados do referendo do Reino Unido.

A história desta Bola de Ouro é bastante curiosa e remonta a 2006, quando a Unibet decidiu realizar uma ação especial durante o mundial de futebol na Alemanha. A conhecida casa de apostas online colocou uma bola de ouro em cima de um bloco de gelo, sendo que a pessoa que adivinhasse quanto tempo esta demoraria a cair levaria para casa a bola. No total, participaram na iniciativa mais de 40 mil pessoas e a bola demorou 663,546 segundos a cair do bloco de gelo. O vencedor holandês fez a sua estimativa apenas a cinco segundos do tempo final.