Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Governo assina convénio sobre segurança em eventos desportivos

  • 333

O objetivo é melhorar a cooperação entre autoridades e países para prevenir e mitigar atos de violência

O Governo português vai assinar este domingo em França um convénio sobre segurança em eventos desportivos, que visa melhorar a cooperação entre autoridades e países para prevenir e mitigar atos de violência.
Em declarações à agência Lusa antes de partir para Paris, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, explicou que o documento que será assinado hoje à tarde, no Stade de France, em Saint-Denis, decorre de uma resolução do Conselho da Europa.
"O que se pretende é uma abordagem integrada da segurança nos jogos de futebol e noutros eventos desportivos. Os objetivos são claros: promover um ambiente seguro, prevenindo e respondendo a atos de violência, e acolhedor de todos os adeptos", disse João Paulo Rebelo.
O Convénio Europeu sobre segurança nos jogos de futebol e outras manifestações desportivas pretende agilizar a informação para melhorar o conforto aos presentes nos recintos desportivos.
"Procura-se que haja uma grande cooperação entre vários agentes públicos e privados, desde as polícias, às autoridades locais, aos clubes, às federações desportivas, aos próprios adeptos, procurando evitar e controlar a violência nos estádios, obviamente com punição de comportamentos violentos", disse.
João Paulo Rebelo referiu ainda que a "informação a circular internacionalmente pode permitir a proibição de entrada nos estádios de indivíduos identificados como causadores e perturbadores do decorrer normal dos jogos, inclusivamente também com proibição de deslocações ao estrangeiro".
Além do secretário de Estado português, vão estar presentes na assinatura do documento o secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland, e o presidente do Comité de Estádios e Segurança da UEFA, Michael van Praag.