Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Líder do Podemos em paródia no YouTube

  • 333

You Tube

Um youtuber conhecido em Espanha desafiou os líderes dos principais partidos políticos às eleições deste domingo a fazerem um vídeo. Pablo Iglesias, líder do Podemos, aceitou o repto. E até fez de esquilo...

As eleições gerais em Espanha deste domingo podem decidir quem irá integrar o próximo governo do país - ou não. Depois da falta de acordo para formar governo que decorreu do resultado da última ida às urnas, Espanha vai pela primeira vez a votos na História com este contexto político. PP, PSOE, Podemos e Ciudadanos jogam as últimas cartadas para influenciar os eleitores, muitos deles pouco animados com a situação do país.

A abstenção parece ser, por enquanto, o principal inimigo a combater nas eleições do "26J", como lhe chamam. As sondagens dão o primeiro lugar ao PP de Mariano Rajoy, com 29% das intenções de voto, o segundo lugar ao Podemos, que se aliou a outros partidos de Esquerda (no Unidos Podemos), com 25% dos votos esperados, e o PSOE de Pedro Sanchez a cair para terceiro - com 21% das intenções de voto.

Na última semana de campanha, captar todos os eleitores era decisivo. E, por isso, testaram-se também os novos canais de comunicação. Foi assim que o popular youtuber Rush Smith desafiou – e conseguiu – levar os principais candidatos eleitorais - com excepção de Rajoy – ao seu espaço. Os argumentos? "Aproximar os jovens da política", para os levar a votar e demonstrar que "o Youtube não é só gatos".

Foi assim que Pablo Casado, do PP, alinhou num "gameplay", uma competição em vários videojogos; que Pablo Iglesias fez um "Heads Up Challenge", adivinhando ações, animais, profissões, nomes de filmes, através da mímica. E que Albert Ribera (de Cuidadanos) e Pedro Sanchez (do PSOE) também acederam a ganhar pontos através do canal aberto.

Em 7 minutos de vídeo (disponíveis no YouTube), Iglesias falha ao adivinhar filmes como Bambi ou Ratatouille, demonstrando que a sua cultura infantil anda um pouco descurada, acerta em profissões como "tomador de seguros" e não hesita em fazer de esquilo para tentar que o seu interlocutor perceba de que está a falar. No final, fica bem patente a descontração do líder do Podemos, sem medo de se expor ao "ridículo". Para ele, ser político não é diferente de ter outra profissão - e, como tal, não entende que deva ter uma postura mais formal. Votarão mais jovens nele por causa disso? Veremos.

Frente ao youtuber Rush Smith, Pablo Iglesias não teve pudor em mostrar-se em poses menos "políticas"...

Frente ao youtuber Rush Smith, Pablo Iglesias não teve pudor em mostrar-se em poses menos "políticas"...

You Tube