Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Sociedade Portuguesa de Matemática: Exame “em conformidade” e com “extensão adequada”

  • 333

A associação deu um parecer diferente daquele que foi dado pelos professores de matemática, relativamente ao tamanho da prova realizada por quase 50 mil alunos

Quase 50 mil alunos do 12º ano testaram, esta quinta-feira, os conhecimentos a Matemática A. A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considerou que a prova estava em “conformidade com o programa” e tinha uma “extensão adequada”.

“Consideramos que este exame está bem estruturado, com perguntas que permitem distinguir alunos dos diversos níveis. Cremos ser saudável o facto de esta diferenciação permitir valorizar o trabalho dos alunos mais empenhados. Parece-nos que o nível de dificuldade global do exame é ligeiramente superior ao de 2014/15”, fez saber a associação em comunicado enviado às redações.

O parecer é um pouco diferente daquele que foi apresentado pela Associação de Professores de Matemática. Os docentes consideraram o grau de dificuldade do exame semelhante ao do ano anterior. Diferem ainda quando à questão da dimensão da prova, sendo que os professores acharam que não havia tempo suficiente “para tanta escrita”.

  • Numa primeira análise à prova realizada por perto de 50 mil alunos esta manhã, a Associação de Professores de Matemática considera que o grau de dificuldade foi semelhante ao do ano anterior, mas que o tempo exigido para a resolução dos exercícios pode fazer baixar as médias