Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Marcelo no São João do Porto, Pinto da Costa em Gaia, António Costa dividido

  • 333

PAULO NOVAIS / LUSA

A pouco mais de um ano das autárquicas, todos os cuidados são poucos para não ferir sensibilidades locais

Na noite do santo folgazão, Porto e Gaia vão partilhar (e pagar a meias, como já é habitual, os 16 minutos do sempre espetacular fogo de artifício lançado da Ponte D. Luís I) a companhia de António Costa, que se repartirá no convívio de São João entre o correligionário Eduardo Vítor Rodrigues e o cobiçado independente Rui Moreira. Na festa mais popular da Invicta, ninguém leva a mal umas sonoras marteladas na cabeça, mas a pouco mais de um ano das autárquicas todos os cuidados são poucos para não ferir sensibilidades locais.

Os festejos na margem sul do Douro têm início na Câmara de Gaia, onde chegará pelas 19h António Costa, pouco depois do embaixador dos EUA, Robert Sherman, seguindo a comitiva para a zona ribeirinha rumo ao meio do tabuleiro inferior da ponte, ponto de encontro com o presidente da Câmara do Porto. Após uma breve passagem pela Ribeira, Rui Moreira e o primeiro-ministro sobem de funicular até aos jardins do Colégio Maior, junto à Sé do Porto, local do jantar volante para cerca de 300 comensais e de receção do convidado de honra, Marcelo Rebelo de Sousa.

Após assistir ao fogo da varanda do Colégio Maior, Marcelo Rebelo de Sousa não deverá resistir a uns momentos de banho de multidão. Do lado de Gaia, o jantar de São João terá lugar nos Claustros do Convento Corpus Christi, onde estarão presentes Pinto da Costa, António Ponte, diretor Regional da Cultura do Norte, Melchior Moreira, líder do Turismo Porto e Norte de Portugal, e Paulo Morais, vice-presidente da associação Transparência e Integridade.

Na noite que nunca dorme, a animação e concertos de rua irão decorrer em 12 palcos centrais de Porto e Gaia, das tradicionais Fontainhas (Tributo a António Mafra e Diapasão) ao Cais das Pedras (quadrante 5 e Delta 7), Palácio da Bolsa (visitas guiadas), Casa da Música (concerto de São João) e também Cais de Gaia (Gabriel, o Pensador e Banda Musical Albatroz).

Na sala de visitas do Porto, os Aliados, atuam à 01h os Xutos&Pontapés. O funicular dos Guindais e o Metro, ligando Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Gaia e Gondomar, vão funcionar em contínuo todo a noite.

  • Isabel Paulo

    Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Jornalista do Expresso desde 1989.