Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Apps de género feminino

  • 333

getty images

As mulheres são conhecidas por desempenharem vários papéis ao mesmo tempo. Há aplicações para lhes facilitar a vida

O mundo está à distância de um clique. É um cliché e uma rotina. Em pouco tempo transitámos do computador para o telemóvel. E os telemóveis transformaram-se em smartphones, de onde se faz tudo. Pagar a conta da luz, partilhar fotografias, o restaurante onde estamos a comer, ler um livro. As aplicações são tantas que, facilmente, enchem a memória do telemóvel. Quem nunca deu por si a ter de as apagar? A ficar na dúvida — com os símbolos todos a tremelicar à espera que o dedo os selecione para serem apagados — a pensar que aplicação usa mais? Qual a que dá mais jeito? A que faz mais falta?

Existem aplicações (ou apps como são vulgarmente chamadas) para tudo. Talvez por serem mais multifacetadas, as mulheres têm um leque maior de escolhas. Da moda ao trabalho, à maternidade, ao lazer, às viagens. Selecionamos dez que lhe podem facilitar a vida.

Começamos pela organização. Gerir diferentes papéis obriga a saber sempre os compromissos do dia, a acordar a horas, a não deixar passar nenhuma data importante. A Awesome Note é ideal para saber sempre a quantas anda. Lembra-se daqueles organizers de antigamente? Eram uma agenda de argolas para a andar na mala e estavam divididos em várias áreas, de datas de aniversário a reuniões e notas pessoais. Tão importante como chegar a horas e planear o dia até ao fim, é ter dinheiro na carteira para cobrir os gastos. A felicidade e o sucesso também se medem por não ter o saldo negativo ou contas por pagar. A Intuit by Mint é um organizador para a vida financeira. Permite fazer budgtes, para perceber quanto pode gastar e quanto tem de poupar, alerta para as contas que há que pagar até ao fim do mês e ainda faz simulações de crédito.

Quando se tem a vida organizada é mais fácil pensar em temas acessórios, como a maquilhagem ou a roupa que se leva para a rua ou o peso ideal e os exercícios que são precisos fazer para o obter. A Makeup Genius trata da primeira parte. Criada com tecnologia usada nos estúdios de Hollywood, com esta aplicação o smartphone transforma-se num espelho e tem-se uma verdadeira experiência de maquilhagem virtual. A grande vantagem é que foi feita para captar todos os pontos do rosto e simulá-lo com diferentes tipos de maquilhagem. Ideal para fazer ainda em casa, para escolher como se vai querer sair. Se quiser fazer o mesmo com a roupa, descarregue a Stylish Girl, a versão mais próxima do roupeiro online. Esta aplicação ajuda a catalogar as roupas e acessórios que tem no armário. Atire a primeira pedra quem não se esqueceu de uma peça que tinha. Ou que por não se lembrar de metade do guarda-fatos acha que não tem nada para vestir. Uma vez registadas todas as peças, que pode fazer à medida que vai comprando, a aplicação ajuda a conjugá-las virtualmente. Poupa dinheiro pois vê que não precisa de comprar tanta coisa e poupa tempo a andar a vestir e a despir. E, porque a vaidade também conta, pode registar os outfits nos dias em que foram usados. Para não andar sempre a repetir o mesmo.

No que diz respeito à imagem, a My Fitness Pal é incontornável. É uma base de dados com mais de cinco milhões de alimentos que permite contar as calorias e os nutrientes ingeridos às refeições e as energias gastas em passos e em exercício físico. Começou por ser um diário de alimentação, mas agora é mais do que isso. De acordo com os dados preenchidos, a aplicação simula a quantidade de calorias que podem ser consumidas por dia. À medida que vai fazendo exercício físico, e como conta os passos dados também se pode falar de uma longa caminhada, ganham-se ‘créditos’, já que a My Fitness Pal é também uma balança entre as calorias consumidas e as gastas.

getty images

E quando se fala de aplicações para mulheres não se pode deixar de lado uma sugestão para controlar a fertilidade e o ciclo menstrual. Seja para quem quer ou não quer engravidar, é mais fácil e até ‘científico’ usar uma aplicação do que andar a contar os dias numa agenda ou calendário. A Eve destaca-se nesse campo, já que permite controlar a natalidade, a contraceção, a ovulação e a fertilidade. Aliás, a própria Eve define-se como uma aplicação de saúde e sexualidade para mulheres que querem tomar o controlo da sua vida. Não há símbolo maior do controlo da mulher sobre o seu próprio corpo do que a pílula. A My Pill fará com que nunca mais se esqueça de tomar um comprimido. Quando o alarme dispara só tem de assinalar que naquele momento assegurou o sucesso do método contracetivo.

As mães de primeira viagem têm ajuda extra com a Amamentação App. O nome não dá espaço para dúvidas, esta aplicação foi feita para quem dá de mamar. Lembra a mãe da última vez que o bebé mamou, anota a duração de cada ciclo de amamentação e faz relatórios resumidos da alimentação do bebé. Conjugar a vida profissional com a familiar nem sempre é fácil. A Intuition é conhecida por ser o assistente pessoal das mães trabalhadoras. Além da possibilidade de fazer diferentes tipos de listas e de as cruzar, para que haja tempo de cumprir todas as tarefas, a grande vantagem é que se socorre do GPS para avisar que está perto do local para levantar a roupa, ou da loja de brinquedos para comprar o presente de aniversário do filho.

Em caso de tudo dar errado numa relação, ao ponto de nunca mais querer ver a outra pessoa à frente, a KillSwitch é a melhor opção. Torna o fim do relacionamento menos doloroso. Discretamente, a aplicação remove todos os indícios do ex-namorado da sua página de Facebook. Em caso de urgência, é provavelmente a mais útil.

Apps

Awesome Note iOS e Android, €2,99
Intuit by Mint iOS e Android, grátis
Makeup Genius iOS e Android, grátis
Stylish Girlx iOS e Android, grátis
My Fitness Pal iOS e Android, grátis
Evex iOS e Android, grátis
Amamentação iOS e Android, grátis
Intuition iOS e Android, grátis
My Pill iOS e Android, grátis
KillSwitch iOS, grátis