Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

“Adequado” e “equilibrado”: o exame de Física e Química do 11º ano

  • 333

Marcos Borga

Milhares de alunos do 11º ano foram esta sexta-feira às escolas testar os seus conhecimentos sobre o programa de Física e Química A. A Sociedade Portuguesa de Física considera a prova clara, “bem construída” e de acordo com a informação divulgada no IAVE

“Adequada” e “equilibrada”. É assim que a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) classifica a prova de exame nacional de Física e Química A realizada esta sexta-feira por milhares de alunos do 11º ano. Em comunicado enviado às redações, e para que não existam dúvidas, a SPF utiliza cinco vezes uma destas duas palavras.

A prova nacional era “equilibrada” quanto à distribuição das questões pelas componentes de Física e Química, matérias do 10º e 11º ano e níveis de dificuldade, evidencia a associação, realçando que a prova “está bem construída” e o grau de dificuldade aproxima-se do nível de 2014 e 2015. Além disso, a SPF usa a palavra “adequada” para classificar o tempo previsto para a resolução do exame, bem como a forma como foi elaborada, em articulação com o programa da disciplina.

Cálculos de velocidades, distâncias percorridas num determinado intervalo de tempo, gráficos que mostram a intensidade da resultantes das forças que atuam numa bola que descreve trajetórias circulares e aceleração foram alguns dos cálculos que os alunos tiveram que calcular nos quatro primeiros grupos da prova, destinados a avaliar os seus conhecimentos de Física.

Já as três últimas partes do exame eram destinadas ao programa de Química, onde o Princípio de Le Châtelier, a densidade e a constante de equilíbrio de reações químicas marcaram presença.

A SPF reconhece “ainda o trabalho da equipa que construiu as provas no sentido de integrar a maioria das sugestões feitas pelos auditores da SPF” e sublinha que o exame nacional que nos últimos anos tem obtido uma média nacional negativa “está de acordo com a informação-exame divulgada pelo IAVE.” No ano passado, a média foi apenas de 7,8 valores.

Consulte AQUI o exame do programa de Física e Química do 10º e 11º ano.