Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu o sociólogo Paquete de Oliveira

  • 333

José Manuel Paquete de Oliveira era desde dezembro de 2013 provedor do leitor do jornal “Público”. Morreu este sábado, aos 79 anos

O sociólogo José Manuel Paquete de Oliveira morreu este sábado no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de doença prolongada. Tinha 79 anos. Era desde dezembro de 2013 provedor do leitor do jornal “Público”.

Paquete de Oliveira nasceu no Funchal a 20 de outubro de 1936. Era doutorado em Sociologia pelo ISCTE, na vertente de Sociologia da Cultura e da Comunicação, área em que trabalhou durante largos anos.

Antes de ser provedor do leitor no “Público”, o sociólogo foi, entre 2006 e 2011, provedor da RTP, depois de ter lecionado durante quase três décadas a disciplina de Sociologia da Comunicação no ISCTE.

Paquete de Oliveira passou também pelas redações dos jornais, entre os quais o “Jornal da Madeira”, “Diário de Notícias da Madeira”. “Jornal de Notícias”, tendo ainda colaborado com o Expresso e o “Diário de Lisboa”.

No seu último texto no “Público”, publicado no passado dia 6, escrevia que “não há jornais de direita nem de esquerda em Portugal”, a propósito de reclamações de leitores sobre opções editoriais do jornal em temas como o das escolas públicas e privadas e os debates parlamentares.

“Fácil de constatar que, dentro da lógica em que me firmo, todos os jornais comerciais e industriais têm uma miríade quase infinita de colaboradores de todas as cores. Deixar esta ordem de ideias na imprensa portuguesa talvez a ajude a conformá-la com uma realidade mais verdadeira e positiva”, escreveu Paquete de Oliveira no artigo da semana passada.