Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Rui Fiolhais será o novo presidente do Instituto da Segurança Social

  • 333

O novo presidente do Instituto da Segurança Social foi chefe de gabinete do ministro do Trabalho, José Vieira da Silva, em 2005

Rui Fiolhais, vice-presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, entre 2005 e 2007, e chefe de gabinete do ministro do Trabalho, José Vieira da Silva, em 2005, será o novo presidente do Instituto da Segurança Social (ISS), após o Governo ter demitido, na semana passada, a equipa escolhida pelo executivo de Passos Coelho, avança o "Jornal de Negócios" esta segunda-feira.

O novo presidente do ISS é licenciado em direito e atualmente tinha funções de gestão no grupo de consultoria CH. Ao seu lado, como vice-presidente, estará Gabriel Rodrigues Bastos, quadro superior da Direcção-geral da Segurança Social.

A economista Noémia Silva Goulart, técnica do Instituto Nacional de Estatística, que era até agora coordenadora técnica no Conselho de Finanças Públicas, será vogal do conselho diretivo do ISS.

Outro nome já conhecido é o de Sofia Borges Pereira, que em janeiro deste ano foi nomeada técnica especialista do gabinete da secretária de Estado da Segurança Social, que ocupará a posição vogal do ISS.

Todos estes nomes foram confirmados por José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, ao “Negócios”. "Todas as pessoas que fomos convidar têm forte currículo na área da Segurança Social e asseguram-me a mim e à minha equipa uma condução das políticas de acordo com as nossas orientações. Foram escolhidas por isso mesmo: por serem pessoas que asseguram uma clara qualidade do ponto de vista técnico e político", justificou José Vieira da Silva.