Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Vamos lá ver o que se passa aqui

  • 333

Largo de São Paulo

FOTO MÁRIO JOÃO

Visita guiada ao Largo de São Paulo e a diversos espaços situados nas redondezas que merecem uma passagem por esta zona da baixa lisboeta

Vida nova e vida velha em redor do Largo de São Paulo, uma praça lisboeta que é um mimo, enquadrada por edifícios de esquadria pombalina, chafariz ao centro, igreja recentemente restaurada e calçada portuguesa desenhada no chão.Vamos espreitar? Quem nos seguir, receberá uma fotografia e um poema sobre os jardins lindos desta cidade.

BANHO COM LIVROS DE ARQUITETURA

Livraria da Associação dos Arquitetos

Livraria da Associação dos Arquitetos

FOTO MÁRIO JOÃO

Aqui moravam os balneários de águas curativas e sulfurosa que durante mais de um século serviram a população mais desfavorecida das freguesias em redor. Hoje, o belíssimo edifico dos Banhos de São Paulo, alberga a Associação dos Arquitetos. Da planta original (1850) manteve-se a fachada e a escadaria neoclássica, acrescentando-lhe obra com assinatura da dupla Graça Dias/Egas Vieira. A Associação já cá mora desde 1994, no tempo em que a Praça de São Paulo e arredores era lugar de vadiagem e prostituição. Lentamente está a mudar.
Eis uma boa razão para espreitar este edifício que tem cafetaria e a melhor livraria de arquitetura do país - revistas, catálogos, monografias, livros, biografias, objetos e tudo o mais que tenha a ver com a disciplina. O que não encontrar, pode encomendar.

Informação útil
LivrariaI A+A
Travessa do Carvalho, 25. Tel. 213 421 927

ARTE E TEQUILA

Galeria Giv Lowe

Galeria Giv Lowe

FOTO MÁRIO JOÃO

É uma pequena galeria de arte que comunica para um bar com balcão generoso onde servem mojitos, tequilas e outras espirituosas iguarias. Uma vez por mês, apresenta-se um artista novo e eventos pop-up's que trazem a Lisboa marcas e movidas de outras paragens. Também há noites de dança ao som dos dj´s. A exposição que agora se apresenta chama-se Dok. A sua autora, Veronique de Guitarre, propõe-nos uma deambulação pelo universo de cais e de estivadores inspirada em vários portos do mundo que enchem de cor e evocações meridionais este espaço luminoso.

Informação útil
Giv Lowe
Praça São Paulo 13-15. Tel.21 346 0795
Terça a Sábado 12h às 22h

O LUXO DO LARGO

Mia, roupa e acessórios

Mia, roupa e acessórios

FOTO MÁRI JOÃO

Roupa em segunda mão ou originais vintages, para quem goste de luxo? Aqui é o lugar. Entre as camisas de seda de padrões sofisticados, descobrimos vestidos Valentino, Christian Lacroix, Prada, Chanel, Yves Saint Laurent, Pucci, de outros tempos e em muito bom estado. Os preços podem variar entre os 150 e os 900 euros. Nos escaparates dos acessórios - das carteiras aos sapatos, dos óculos aos lenços - podem-se encontrar tesouros de coleção.

Informação útil
MIA, luxury vintage & boho
Praça São Paulo 8. Tel. 91211916
Terça a sexta 11h às 19h. Sábado por marcação

COMPORTA EM LISBOA

Loja do Museu do Arroz

Loja do Museu do Arroz

FOTO MÁRIO JOÃO

Um Fancy bazar, é a proposta de um das mais recentes inquilinos da zona. A loja do Museu do Arroz da Comporta aterrou no Largo de São Paulo com roupa de veraneio, tolhas e panos, esteiras coloridas, cestos e cerâmicas, perfumes e muitos outros objetos escolhidos em viagens pelo mundo, onde ainda se privilegia o toque das matérias-primas e o trabalho dos artesãos.

Informação útil
Loja do Museu do Arroz
Largo São Paulo, 10. Tel. 927 153 677.
Segunda a sexta 10h às 2h; sábado e domingo

A CENA DOS OVOS

EGGS&MORE

EGGS&MORE

FOTO MÁRIO JOÃO

Estrelados, escalfados, mexidos, aqui o protagonista é o ovo e tudo o mais onde possa aparecer: tartes, bolos, saladas... O espaço é limpo e amplo. Mesinhas de madeira, uma delas coletiva, janela rasgada para o largo, prateleiras com legumes frescos e escaparate para jornais e revistas. Servem pequenos-almoços, almoços e lanches. A comida caseira é feita à base de produtos biológicos. O pão é sem glúten e tanto pode ser em formato pita ou naan. Para entreter o freguês enquanto se espera, há jogos de tabuleiro à disposição como o Scrabble ou Risco para os mais vagarosos.

Informação útil
Eggs&More
Praça de São Paulo, 6. Tel. 215471363
Segunda a domingo das 16h às 2h,15h às 20h

DE ROMA COM AMOR

Geladaria Italiana GELATO DAVVERO

Geladaria Italiana GELATO DAVVERO

FOTO MÁRIO JOÂO

Paragem obrigatória para os amantes de gelado. A fruta vem do mercado aqui ao lado, o da Ribeira, claro e os sabores da estação têm tempero de natas e receita italiana. O cardápio inclui o famoso tiramisú, a torta gelada, os biscoitos e uma variedade de cones apreciável: Uns sem glúten, outros com crocante e chocolate, ou a simples e tradicional bolacha. O interior é todo em madeira com vidro aberto para a geladaria, onde se pode apreciar a produção de gelados confecionada artesanalmente.

Informação útil
Gelato Davvero
Praça de São Paulo, 1. Tel. 933877794
Terça a domingo 12h45 às 22h

CIGARROS E PETISCOS

Reivindica ter alma de tasca e ser um bar. O espaço é minúsculo. Fica de esquina e puxa para a rua. Já foi cambista, casa de jogos e tabacaria. Deste último ganhou o nome e outras especialidades. A marca da casa são os petiscos - que variam entre os ceviches e as sandes de lombo de porco - e os encontros de final de tarde.

INFORMAÇÃO ÚTIL
A Tabacaria
Rua de São Paulo, 75-77. Tel. 21 3420281.
Segunda a domingo das 16h às 2h.

PESCARIAS E COMPANHIA

Artipesca, a trabalhar há 50 anos

Artipesca, a trabalhar há 50 anos

FOTO MÁRIO JOÃO

Por tradição e proximidade ao Tejo, esta foi a zona nobre das lojas de artefactos para pesca. Hoje poucas sobram, mas são autênticas viagens ao mundo submarino: fios de nylon, canas e caninhas para vários tipos de peixe, anzóis, pesos, chumbos, iscos, redes e fatos de ir ao mar, devidamente enquadrados pelo tradicional balcão de madeira e loja a abarrotar de pequenas coisas. A Artipesca Está aqui de pedra e cal há mais de 50 anos. Apesar do transformação rápida do Largo de São Paulo, ainda há muitas como esta, resistentes do tempo do comércio tradicional e especializado, como a loja das Batas, por exemplo, aqui mesmo ao lado, para nos lembrar que a cidade se faz desta convivência entre o novo e antigo. Oxalá se mantenha.

Informação útil
Artipesca
Tv. Remolares, 42. Tel: 21 346 5500
Segunda a sexta, das 9h/13h; 15h/19h

A HORA DA LUZ

Salão Oficina, tudo sobre luz

Salão Oficina, tudo sobre luz

FOTO DR

A montra indica o nome cinzelado a vidro fosco: Salão Oficina. É isto. Brique-a-braque com purpurina. Atelier, oficina ou restauro, tudo anda à volta iluminação. Candeeiros antigos, partidos e disfuncionais. Recuperados do lixo e transformados em novos. Fios elétricos, lâmpadas e abat-jours, lustres em vidro ou estanho, candeeiros construídos com materiais menos prováveis... A loja encanta só de espreitar. Foi um stand de automóveis e durante uma década esteve fechada, até despertar para uma nova vida pelas mãos de Cláudia Gama, artificie de luz que, com um grupo de amigos, abriu este Salão.

Informação útil
O Salão
Rua de São Paulo Rua 85-87.
Tel. 96 9565574
Segunda a sábado, das 11h às 20h

BRANCO SAL

DR

É a mais nova inquilina da praça. Chama-se SAL e apresenta-se como uma espécie de catálogo aberto ao público, da marca de execução de produto Branco sobre Branco. A especialidade da casa são peças de mobiliário, tecidos, objetos e iluminação. Nos últimos anos têm-se dedicado a produzir a a exportar a marca que reevindica ter selo made in Portugal. Também têm gabinete para antendimento onde concebem peças originais à medida de cada um fazem desenho de interiores, tudo temperado com o gosto da marca.

Informação útil
SAL Largo de São Paulo, 98.
Tel. 916 065 104
Seg a sábado das 11h às 19h

JARDINS COM POEMAS

Palácio Marquês da Fronteira

Palácio Marquês da Fronteira

FOTO JESÚS MORAIME

Lisboa, capital do império, recebeu espécies botânicas do novo mundo e desenvolveu uma tradição de paisagismo única. Hoje alberga um rico património de jardins. Do Palácio Fronteira, à Fundação Gulbenkian, passando pelas Necessidades ou no Jardim Tropical, propomos um passeio a nove dos mais emblemáticos jardins da cidade, através das fotografias do arquiteto paisagista espanhol Jesús Moraime e dos textos poéticos do escritor e cineasta Ray Loriga. Dois apaixonados pelos nossos jardins que se lançaram à descoberta dos seus segredos e histórias, que nos são revelados nesta exposição, acompanhada por uma coleção de nove livros únicos. A inauguração é hoje pelas 12h,com apresentação de paisagistas portugueses. É de aproveitar.

Informação útil
Jardins de Lisboa
Tapada das Necessidades. Segunda a domingo 10h a 19h.
Até 5 de junho