Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

#Selfies. Quanto vale o seu narcisismo?

  • 333

NEGÓCIO. As suas selfies podem render-lhe dinheiro

getty images

Se costuma ler esta coluna, já sabe que não morro de amores por selfies. Há, porém, quem morra – literalmente – por elas, como também já aqui também escrevi. Como na história de Narciso, vivem apaixonados pelo seu reflexo no ecrã de um telemóvel. E querem que nos apaixonemos por eles e pelos autorretratos com que inundam as redes sociais.

Ao que parece, esse narcisismo pode agora compensar. Uma empresa de Chicago, a Pay Your Selfie, permite aos selfiemaníacos ganhar dinheiro com a sua obsessão. Como? É simples: a aplicação pede aos utilizadores que enviem autorretratos com uma determinada marca (por exemplo, "Qual a sua garrafa de vinho favorita?" ou "Qual o melhor bolo embalado?") e depois paga até um dólar por cada foto enviada.

Selfies que não apresentam produtos também rendem dinheiro, mas muito menos. Quando o mealheiro do utilizador atinge os 20 dólares (cerca de 18 euros), a empresa envia-lhe um cheque pelo correio. Se este preferir, a Pay Your Selfie doa o dinheiro a uma organização solidária previamente escolhida.

Desde que a app foi lançada em setembro, já atraiu mais de 100 mil utilizadores, a maior parte dos quais millenials, e cerca de meio milhão de fotos. Para as marcas que se associam, é uma boa forma de recolher informação sobre as preferências e os hábitos dos consumidores, para poder, por exemplo, desenvolver campanhas mais criativas ou criar embalagens mais apelativas.

Uma das primeiras marcas a associar-se foi a pasta de dentes Crest, da Procter & Gamble. "Ficaram a saber que uma quantidade surpreendente de pessoas escova os dentes entre as 16h e as 18h", disse à "Adweek" Kristen Holman, co-fundador da Pay Your Selfie. Em teoria, a empresa poderá agora utilizar essa informação para potenciar melhor as campanhas digitais e até as vendas na Internet.

Holman deixa, porém, um alerta: os utilizadores da app não devem apressar-se a deixar os empregos para se dedicarem a este "negócio". "Se fizerem dois ou três posts por mês, estamos a falar de uns 20 dólares que podem usar para a manicura".