Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Madeira transparente? Sim, é possível

  • 333

Uma técnica que remove componentes químicos da madeira consegue torná-la transparente e tão resistente como o vidro. O problema é que, por enquanto, só é possível aplicar o processo a blocos de dimensão reduzida

É uma técnica revolucionária, que permite deixar a madeira tão transparente e resistente como o vidro. Desenvolvida por cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, o procedimento envolve a remoção de determinados componentes químicos e da coloração natural do tronco das árvores.

E de que forma se conseguiu chegar à transparência? Cumprindo duas etapas, explicou Liangbing Hu no texto que escreveu sobre o projeto para a revista “Advanced Materials”.

Primeiro há que cozinhar a madeira em água, hidróxido de sódio e outros produtos químicos durante cerca de duas horas. Desta forma elimina-se a lignina, molécula responsável pela cor da madeira.

O passo seguinte requer deitar resina epóxi sobre o bloco de madeira, para a tornar mais resistente.

A técnica está a entusiasmar, sobretudo, os arquitetos, pelo facto de a madeira ser mais forte e possuir melhor capacidade de isolamento que o vidro, além de ter menor impacto ambiental quando comparada ao plástico. Mas os cientistas estão mais cautelosos, dadas algumas dificuldades ainda por ultrapassar.

Há, desde logo, uma questão de tamanho, já que por enquanto só foi possível aplicar a técnica em blocos de madeira com menos de 13 x 13 centímetros e espessuras que não ultrapassam 1 cm.

O trabalho dos cientistas norte-americanos não é completamente pioneiro. Na Suécia, um projeto similar desenvolvido por Lars Berglund, pesquisador do Instituto de Tecnologia KTH Royal, consiste na remoção da cor de pedaços finos da camada superficial do tronco de uma árvore, o que garante uma transparência de 85%. Neste caso, a principal desvantagem reside no custo do processo, muito caro apesar de viável para a produção em massa.