Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

“Observador” assinala 2.º aniversário com revista nas bancas

  • 333

Primeira incursão do jornal digital pelo formato impresso reúne alguns dos melhores artigos publicados no “Observador” nos últimos dois anos e estará para a semana nas bancas com preço de capa de 3,5 euros

DR

O jornal digital “Observador” vai editar uma revista para assinalar a comemoração do seu segundo aniversário. Esta publicação especial estará disponível nas bancas na próxima semana, a partir de 19 de maio, com um preço de capa de 3,50 euros e uma tiragem de pelo menos 25 mil exemplares.

A primeira incursão do “Observador” pelo formato impresso terá 148 páginas, em formato A3 e design concebido por Jorge Silva. Em termos editoriais, a publicação recupera alguns dos melhores artigos e textos de opinião publicados pelo jornal digital nos seus primeiros dois anos e inclui como principal novidade uma entrevista ao jornalista espanhol Pedro J. Ramirez.

Em declarações do Expresso, o publisher do “Observador”, José Manuel Fernandes, explica que a revista que assinala o segundo aniversário do jornal digital tem sobretudo uma perspetiva de objeto de coleção e não representa, forçosamente, um teste para eventuais novas incursões do “Observador” pela versão impressa. Mas também não rejeita que isso possa ocorrer pontualmente.

"A ideia é só assinalar o segundo aniversário com esta revista. Havia a vontade dos anunciantes em associar-se a este aniversário e começámos a pensar nesta possibilidade, até porque tínhamos vários artigos intemporais. Mas também não posso dizer que nunca mais vamos, no futuro, fazer outra coisa qualquer em versão impressa", diz.

Sem divulgar valores, José Manuel Fernandes adianta que a "forte adesão" de anunciantes e o facto de os custos de produção da publicação serem "reduzidos" dá aos responsáveis do “Observador” a garantia de que o investimento nesta revista "terá um bom retorno". "Talvez compense o investimento em três ou quatro vezes", estima.