Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Diretor da “Visão” explica a capa com esclarecimento de Fernanda Câncio

  • 333

João Garcia refere os motivos que levaram a “Visão” publicar esta semana um “esclarecimento público” da jornalista Fernanda Câncio que foi namorada de José Sócrates e com ele conviveu durante os anos que estão a ser investigados no Processo Marquês e que foi alvo de várias acusações públicas

Esta semana temos uma “Visão” especial. Tudo fizemos para estar um dia mais cedo em todas as bancas. Nalguns locais estaremos à venda já esta quarta-feira, mas não conseguimos garantir que isso aconteça em todo o país.

Porquê? Porque publicamos um “esclarecimento Público” da jornalista Fernanda Câncio que foi namorada de José Sócrates e com ele conviveu durante os anos que estão a ser investigados no Processo Marquês. A jornalista foi alvo de acusações públicas e responde agora num pormenorizado texto da sua autoria, que publicamos esta quarta-feira. O relato que faz permite perceber como diz ter visto e sentido muitos dos episódios que mais interesse têm despertado na investigação que atinge o ex-primeiro-ministro. O que sabia dos pagamentos em dinheiro vivo, do apartamento de Paris, quem afinal pagava as férias,de quem era o dinheiro.

Reside aliás aqui o principal interesse daquilo a que Fernanda Câncio chamou o “Esclarecimento Público: O Processo Marquês e eu” e que ocupa nove páginas da próxima edição da “Visão”.
Com reações fortes, este texto regista a forma como a protagonista diz ter vivido e sentido o que a envolveu no Processo Marquês e foi a forma que encontrou para, segundo afirma, reagir às acusações que lhe fazem. Diz que o escreveu com “repugnância” e “tristeza” já que se sentiu obrigada a entrar em domínios da sua vida privada.

Para a “Visão”, o esclarecimento é muito mais do que isso. É uma viagem a uma parte do processo, contada na primeira pessoa, vivida e sentida por um dos envolvidos mas que é uma preciosa ajuda para a perceber parte do que está em causa no Processo Marquês.

Leia e avalie.