Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Frigoríficos, esqueletos de vacas e agulhas sujam as nossas praias. “É incrível”

  • 333

A Brigada do Mar arranca esta quarta-feira com nova campanha de limpeza de praias, na costa de Grândola. Frigoríficos, o esqueleto de uma vaca e agulhas foram já retiradas do areal. O Presidente Marcelo marcará presença no evento na praia da Aberta Nova

Carla Tomás

Carla Tomás

Jornalista

A "maior limpeza de praia do mundo" — como lhe chama a associação organizadora do evento — está de volta aos areais portugueses. A Brigada do Mar pretende limpar 45 quilómetros de costa, entre Melides e Troia, ao longo dos próximos 15 dias.

Para tal conta já com mais de 150 voluntários, envolvendo escolas e outras organizações locais do concelho, assim como a parceria da Câmara de Grândola e da Associação Portuguesa de Lixo Marinho.

Numa ação preparatória realizada no passado fim de semana, nove elementos da Brigada conseguiram retirar dos areais da praia da Galé e da Aberta Nova três frigoríficos, extintores, artefatos de pesca e até parte do esqueleto de uma vaca. "É incrível o lixo que encontramos nas nossas praias", exclama Ana Rita Seirôco, em conversa com o Expresso. A dirigente da associação conta que até retiraram das dunas cadeiras e espreguiçadeiras presas com correntes. E só ela encheu "duas garrafas de litro e meio de água com agulhas, tampões e cotonetes, entre outros microplásticos".

Em oito anos de atividade, "a Brigada do Mar já retirou mais de 200 toneladas de detritos do areal e limpou mais de 300 quilómetros lineares de costa durante um total de mais de 150 dias", conta Ana Rita.

O máximo que retiraram numa só ação foram 40 toneladas em 2008. "Entretanto, felizmente as quantidades de lixo têm diminuído e no ano passado recolhemos cerca de metade", acrescenta. O importante, sublinha, "é também alertar as pessoas para o que se passa em seu redor e lembrar que o lixo nas praias é também uma questão de saúde pública".

As iniciativas da Brigada do Mar já valeram a esta organização duas menções honrosas nos Green Project Awards e o alto patrocínio da Presidência da República. Marcelo Rebelo de Sousa estará presente na abertura da campanha de loimpeza de praias 2016, esta quarta-feira, na Praia da Aberta Nova.