Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Montepio Crédito deverá ser vendido até junho

  • 333

Luís Barra

Plano estratégico prevê o encerramento de cem balcões. Comunicado divulgado pelo banco confirma redução do número de trabalhadores, como parte do plano estratégico entre 2016 e 2018

A venda do Montepio Crédito deverá ser concluída ainda este trimestre, conta o "Diário de Notícias" esta segunda-feira. Esta informação é veiculada por um comunicado divulgado pelo banco, no qual confirma também o encerramento de balções e redução do número de trabalhadores, como parte do plano estratégico entre 2016 e 2018.

O plano prevê a venda de ativos não estratégicos: Montepio Crédito, Montepio Capital de Risco e outras alienações,como ativos imobiliários.

"Estão em curso diligências tendo em vista a alienação de outros ativos não estratégicos, prevista no Plano Estratégico, e que o conselho de administração antecipa concretizar ainda no trimestre em curso, as quais poderão incluir a alienação da Montepio Crédito", lê-se no comunicado divulgado em reação a uma notícia avançada pela TVI.

Segundo a estação televisiva, a venda do Montepio Crédito está a ser negociada com o fundo britânico Cabot Square Capital.

No comunicado, o banco lembra que o conselho de administração "concretizou já a dissolução da Montepio Capital de Risco a par de diversas alienações de ativos não estratégicos, nomeadamente a Montepio Seguros e um elevado número de ativos imobiliários, cujo ritmo de venda no primeiro trimestre cresceu mais de 90% face ao primeiro trimestre do ano anterior".

O Montepio confirmou também o encerramento de balcões e a dispensa de funcionários no âmbito do plano estratégico 2016-2018. "Esta situação está prevista no plano estratégico e foi, em setembro último, comunicada a todos os colaboradores."

Plano estratégico prevê o encerramento de cem balcões. Segundo a TVI, este já terá levado à dispensa de 150 trabalhadores, através de reformas antecipadas, pré-reformas e rescisões por mútuo acordo. A meta será chegar aos 200 até junho.