Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

#Livestreaming. 7 dicas para dominar o Facebook Live

  • 333

Cuidados a ter antes de convidar os amigos para assistir a uma transmissão: os sete pontos que convém não esquecer

Depois do texto e das imagens, o futuro – sobretudo o das redes sociais – pertence agora ao “live streaming”. Há precisamente um mês, as transmissões vídeo em direto no Facebook (Facebook Live) passaram a estar disponíveis para todos os utilizadores da maior rede social do mundo. Porém, antes de convidar os amigos para assistir a uma transmissão, convém ter alguns cuidados. Para ajudar os mais inexperientes, o Mashable partilhou uma lista de dicas para quem ainda não sabe como usar a aplicação. Eis sete que convém não esquecer.

1. Melhor preparar do que improvisar

O segredo do sucesso do Facebook Live está nos vídeos naturais e descontraídos, mas isso não significa que deva descurar os pormenores. É importante, por exemplo, escolher um sítio com um forte sinal de Wi-Fi, para que a transmissão não seja interrompida. Se isso acontecer, não se preocupe. O vídeo ficará em pausa e será retomado assim que existir sinal. Caso o problema subsista, será gravado na sua página e poderá sempre apagá-lo se não estiver contente com o resultado.

Não comece o direto sem um plano. Escolha um sítio com boa luz e um fundo que ofereça contexto à sua transmissão. Se quiser, pode alternar entre a câmara da frente e a de trás, para o mostrar a si e ao que está à sua volta. E pense em alguns tópicos de conversa ou no que quer fazer durante o vídeo, para não ficar sem assunto.

2. Escreva uma boa descrição

Se o objetivo é que muitas pessoas vejam o seu direto, então vale a pena perder uns minutos a escrever um par de frases que chamem a atenção. Tente mostrar a sua personalidade, ou a da sua marca, mas seja conciso. Keep it simple (and short)!

3. Promova o seu direto

Para chegar a uma audiência mais alargada é também boa ideia promover a transmissão. Deixe um pequeno teaser para avisar os seus amigos e seguidores de que irá fazer uma transmissão a uma determinada hora.

4. Escolha a melhor hora

Saber qual a melhor hora para fazer um direto é sempre um jogo de tentativa e erro: experimente diferentes horários para perceber os hábitos da sua audiência. Para o ajudar, consulte a secção Insights da sua página do Facebook, para perceber a que horas mais amigos e seguidores estão online.

5. Não se esqueça do som

Se quer fazer-se ouvir bem, e sobretudo se está num sítio barulhento, pode ser uma boa ideia usar um microfone externo.

6. Interaja com quem o vê

Uma das vantagens do Facebook Live é poder interagir em direto com os amigos ou com quem o segue. Cumprimente-os e dirija-se a eles pelo nome sempre que possível, o que fará com que se sintam parte da experiência. Esteja também atento aos comentários que aparecem no ecrã, para que possa responder em direto a qualquer questão.

7. Seja natural

O Facebook Live tem tudo a ver com naturalidade. Quanto mais autêntico for mais pessoas se identificarão consigo e com o seu vídeo.