Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Presidente da SAD do União de Leiria detido

  • 333

ANA BAIÃO

Juntamente com Alexander Tolstikov foram ainda detidos o vice-presidente da SAD e um contabilista

Alexander Tolstikov, presidente da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do União de Leiria, foi detido esta terça-feira à noite. Segundo avança a SIC Notícias, foram também detidos pela Polícia Judiciária, o vice-presidente da SAD e um contabilista.

Os três detidos encontram-se entre os seis arguidos da Operação Matrioskas. Os restantes três ficaram em liberdade, tendo sido aplicada a medida de coação mínima: termo de identidade e residência.

Esta terça-feira a PJ realizou diversas buscas nas SAD do Benfica, Sporting e União de Leiria e nos estádios de futebol do Braga e do Leiria, por suspeitas de branqueamento de capitais e associação criminosa, relacionadas com a transferência de jogadores. O “alvo” foi apenas a SAD do União de Leiria e não os restantes clubes, apurou o Expresso junto de fonte da Judiciária. Durante a investigação, que se desenvolve desde o início de 2015, foram detetados grandes movimentos de dinheiro, “em 'cash' e não só”, avançou a mesma fonte.

Além dos estádios de futebol e das SAD, as buscas abrangeram residências particulares, empresas, veículos, escritórios de contabilidade e um escritório de advogados. “Em causa estão suspeitas da prática de factos suscetíveis de integrarem os crimes de fraude fiscal, associação criminosa, branqueamento de capitais, corrupção e falsificação de documentos", avançou a Procuradoria-Geral da República.

A Operação Matrioskas é conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria e participam também um magistrado do Ministério Público, um magistrado judicial e um representante da Ordem dos Advogados.