Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Veja se a sua praia é uma das 314 com bandeira azul

  • 333

DR

Este ano são mais 15 praias a receber a bandeira azul e pela primeira vez a lista ultrapassa as três centenas. No total, são 314 as zonas balneares galardoadas com o símbolo de qualidade – o quádruplo de há 30 anos

Carla Tomás

Carla Tomás

Texto

Jornalista

Carlos Esteves

Carlos Esteves

Infografia

Infografico

Em 30 anos, as bandeiras azuis mais do que quadruplicaram em Portugal. Em 1987, eram apenas 71 as praias galardoadas e todas costeiras. Este ano, somam 314 as zonas balneares que poderão içar o símbolo de qualidade e 22 delas são fluviais, anunciou esta sexta-feira a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

São mais 15 do que as premiadas no ano passado e representam mais de metade das praias designadas como aptas para banhos em Portugal.

Os investimentos feitos nos sistemas de tratamento de águas residuais ao longo destas três décadas e um melhor ordenamento do território e cumprimento de normas ambientais contribuíram para esta evolução, a par com a consciência dos autarcas de que a exibição do galardão lhes traz prestígio e retorno económico.

Portugal ocupa o quinto lugar no ranking mundial das bandeiras azuis. Em primeiro está Espanha, com 578 praias galardoadas, seguida da Turquia (436), Grécia (395) e França (379).

Dez praias novas

Na lista de 2016 estreiam-se 10 praias novas: Adaúfe (fluvial em Braga), Piódão, Bogueira, São Pedro de Maceda e Torrão do Lameiro (duas fluviais e duas costeiras na zona Centro); Bostelim (fluvial em Vila de Rei); Amoreira Mar e Rocha Baixinha (no Algarve); Furna de Santo António (na ilha do Pico, Açores); e Cabeça da Ponta (em Porto Santo, Madeira).

Nove das que constavam da lista no ano passado foram "desclassificadas", cinco das quais em Cascais (Crismina, Rainha, Conceição, Duquesa e Poça), uma na região Norte (Senhora Boa Nova), uma nos Açores (Praia) e duas na madeira (Roca Mar e Garajau).

Há também 14 reentradas: Rua 37, Frente Azul, Congida e Lagoa na região Norte; Quinta do Barco, em Sever do Vouga; São Martinho do Porto e S. Bernardino, na região Oeste; Atlântica, em Grândola; Armona Ria, no Algarve; Almoxarife, Porto Pim e Moinhos, nos Açores; e Clube Naval do Funchal e Reis Magos, na Madeira.

O Algarve continua a liderar o ranking, com o maior número praias premiadas (88). Seguem-se por ordem decrescente as regiões Norte (69), Tejo (52), Açores (34), Centro (32), Alentejo (27) e Madeira (12). As primeiras bandeiras serão içadas a 1 de Junho em Mafra e em Góis.

A ABAE atribui também o galardão a 17 portos de recreio e marinas. A lista conta com duas reentradas (marinas do Funchal e Quinta do Lorde, ambas na Madeira).