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Uber disposta a partilhar serviços com taxistas

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Rui Bento, responsável da Uber em Portugal, diz que este tipo de sistema já é partilhado noutras cidades estrangeiras

SIC Notícias (vídeo) e Lusa (texto)

O diretor geral da Uber em Portugal, Rui Bento, admite que a empresa pode começar a distribuir serviços para táxis em Lisboa e no Porto, à semelhança do que já acontece noutras cidades estrangeiras.

"Já acontece em múltiplos países a Uber incluir os táxis na sua plataforma, como no Reino Unido e em algumas cidades dos Estados Unidos. A partir do momento em que existe uma base de entendimento e um conjunto de pressupostos que nos permitem garantir que os serviços prestados são bons para os utilizadores, não há razão nenhuma para não o fazermos. Portanto, estamos totalmente abertos para falar sobre o assunto", diz Rui Bento à agência Lusa.

A Uber apresenta-se como uma aplicação para smartphones que liga quem se quer deslocar a operadores que transportam passageiros.

Numa entrevista à Lusa, o responsável lembra que quando a Uber chegou a Portugal em 2014, trabalhou e ainda trabalha com táxis de letra A e T – "táxis não caracterizados que também podem prestar serviços ligados à plataforma".

Questionado sobre o litígio que opõe aquela plataforma ao sector do táxi, Rui Bento lembra que "não é a primeira vez que existe este tipo de reação" e defende que, "mais do que uma ameaça, a tecnologia pode e deve ser uma oportunidade para o setor se modernizar e melhorar como um todo".

Relativamente às acusações de que a Uber e os seus parceiros estão ilegais e não pagam impostos, o responsável assegura que os operadores com que estabelece parcerias em Portugal "são todos licenciados". "Todos os parceiros que se ligam à plataforma da Uber têm de ser devidamente escrutinados antes de poderem prestar serviços", explica, acrescentando que "têm de ter licenças em dia e têm de ter todos os seguros aplicáveis por lei".

Quanto aos motoristas, a sua documentação também é escrutinada e têm de ter o registo criminal atualizado e limpo. "Os carros têm de estar em perfeitas condições mecânicas e estéticas, têm de corresponder a um conjunto de padrões que nós estabelecemos e têm de ter, todos eles, seguros comerciais que garantem que todos os utilizadores estão sempre protegidos em todas as viagens que fazem com a plataforma da Uber em Portugal", afirma.

Rui Bento refere ainda que quando é feita uma viagem através da Uber, o cliente recebe "automaticamente e sem ter opção" uma fatura eletrónica em que é declarado o valor do IVA e na qual consegue colocar os seus dados fiscais. "A partir do momento em que isso acontece [...] todas as viagens são faturadas e o cumprimento de todas as obrigações fiscais torna-se mais simples e muito mais transparente", diz.

A Uber, que em Portugal opera em Lisboa e no Porto, tem atualmente mais de mil motoristas ativos de parceiros e presta três serviços distintos: UberBlack (com carros topo de gama), UberX (com veículos de gama mais baixa) e UberGreen (veículos elétricos), que está numa fase experimental.

"Lisboa e Porto são as únicas cidades no mundo que têm UberGreen. É uma alternativa de mobilidade 100% elétrica ao mesmo preço do UberX (mais barato)", afirma.