Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Nova-iorquina de 12 anos entra por engano na corrida errada… e faz a meia-maratona

  • 333

O erro involuntário já tornou LeeAdianez Rodriguez uma heroína popular na sua cidade

Luís M. Faria

Jornalista

Há males que vêm por bem. Que o diga LeeAdianez Rodriguez, uma novaiorquina de 12 anos que entrou na corrida errada e decidiu ir até ao fim. Ao fazê-lo, pregou um grande susto à mãe, mas no final tudo acabou em risos e abraços, e a jovem descobriu que era capaz de mais do que julgava.

Ela tinha-se inscrito para fazer a corrida dos 5000 metros em Rochester, no estado de Nova Iorque. Quando chegou à ponte de Broad Street e viu milhares de pessoas a correr, julgou que se tinha atrasado (na verdade, a sua prova começava um quarto de hora depois) e meteu-se no meio dos corredores.

Só depois de ter corrido bastante mais que os cionco quilómetros previstos é que LeeAdianez Rodriguez se apercebeu de que estava na corrida errada. Mesmo assim, foi em frente. Acabou por cumprir os 21 quilómetros da meia-maratona em 2 horas, 43 minutos e 31 segundos, acabando em 1885.º lugar entre 2111 participantes.

Nada mau, considerando a sua idade e o facto de ter chegado após o início da corrida. Mas a sua mãe ficou aflita. “Duas horas depois de começar fui à procura dela, vi que uma pessoa da organização a tinha encontrado”, contou Brendalee Espada. “E ela tinha uma medalha”.