Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Portagens no interior do país vão baixar

  • 333

João Carlos Santos

Já nas últimas eleições legislativas as portagens foram tema de discussão: Passos Coelho queria aplicar tarifas mais baixas em todas as regiões do interior e Algarve. António Costa também

Até ao próximo verão, o Governo de António Costa vai anunciar descontos generalizados nas ex-SCUT do interior do país, conta o "Jornal de Notícias" esta quarta-feira. A ser confirmada esta notícia, será a segunda grande medida revelada para os automobilistas no espaço de dois dias.

Na terça-feira, o Governo revelou que vai criar postos de combustível em Elvas, Vilar Formoso e Bragança, com gasóleo mais barato para as transportadoras – veículos acima de 35 toneladas. Estes locais servirão de experiência-piloto para um modelo que já existe em outros países europeus. Existem muitas empresas portuguesas de transportes que estão sediadas em Espanha devido ao preço do "gasóleo profissional". Segundo o "JN", o Governo pretende apenas notificar a Comissão Europeia destas situações, não pedindo, portanto, autorização.

As portagens nas ex-SCUT (Sem Custos para o Utilizador) são uma questão já muito debatida pelo Governo e uma preocupação de longa data. Já nas últimas eleições legislativas foram tema de discussão: Passos Coelho queria aplicar tarifas mais baixas em todas as regiões do interior e Algarve, aplicando-as tanto ao tráfico ligeiro como ao pesado de mercadorias. António Costa, então líder oposição, não tinha uma opiniçao muito diferente, a não ser que se devia privilegiar o interior e zonas fronteiriças.

Para já, ainda não se sabe ao certo qual será o desconto das portagens nas ex-SCUT