Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Suinicultores em protesto cortam Estrada Nacional 1

  • 333

CARLOS BARROSO/Lusa

Concentração de camiões de suinicultores está a condicionar o trânsito esta noite na Estrada Nacional 1, na Venda das Raparigas

A concentração de camiões dos suinicultores que esta terça-feira à tarde protestaram junto à empresa de carnes Nobre, em Rio Maior, está esta noite a condicionar o trânsito na Estrada Nacional 1, na Venda das Raparigas, concelho de Alcobaça.

No sentido sul-norte, os manifestantes espalharam brita pela via, o que estava a bloquear o trânsito pelas 20h30, e no sentido contrário os pesados estão a circular lentamente, sob a orientação da GNR.

O protesto tem por base a contestação à crise do sector, que no último trimestre teve uma quebra de produção na ordem dos 30%.
Os manifestantes protestaram durante a tarde em frente à empresa Nobre, contestando a utilização de carne de porco espanhola na produção de transformados.

Os protestos acabaram por resultar em confrontos com a GNR, quando alguns suinicultores tentaram invadir as instalações da empresa e foram impedidos pelo Pelotão de Intervenção Rápida do Comando Territorial da GNR de Santarém.

O grupo, que chegou a ter mais de uma centena de manifestantes, rumou depois para Venda da Raparigas, nas proximidades da Benedita, onde dois camiões estão a impedir a passagem do trânsito.