Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Não se esqueça do guarda-chuva

  • 333

DAVID GRAY / REUTERS

Doze distritos vão estar esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros e trovoada. Apesar do vento forte, as temperaturas mínimas sobem e as máximas descem

Doze distritos de Portugal continental estão esta terça-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva e vento por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nos distritos de Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada. Existe também a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O IPMA indica em comunicado que o aviso está em vigor desde as 8h e até às 18h desta terça-feira. O "aviso amarelo", o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O instituto prevê céu muito nublado para o continente, diminuindo de intensidade e frequência no litoral oeste das regiões Centro e Sul a partir do final da tarde. Está também previsto vento moderado do quadrante sul, tornando-se em geral fraco para o final do dia. Nas terras altas, pode chegar a atingir rajadas até 80 quilómetros por hora.

A previsão aponta ainda para subida da temperatura mínima e descida da máxima. Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre os 14 e os 18 graus Celsius, enquanto no Porto estarão entre 14 e 20. O interior norte terá as temperaturas mais baixas, enquanto os valores mais altos se encontram no Baixo Alentejo e Algarve.