Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Sociedade de advogados de amigo de Costa ganhou três contratos por ajuste direto já em 2016

LACERDA MACHADO. Foi secretário de Estado da Justiça quando António Costa foi ministro com esta pasta

luís coelho

Só nos primeiros dois meses de 2016, a sociedade de advogados onde trabalha o amigo e consultor de António Costa faturou mais de 170 mil euros com o Estado

Diogo de Lacerda Machado, a quem António Costa chamou de "melhor amigo" e negociador "hábil", vai ganhar 2000 euros por mês para ser consultor do Governo, como já tinha sido noticiado. Mas Diogo de Lacerda Machado é também advogado na BAS –Sociedade de Advogados, escritório que já celebrou este ano três contratos por ajuste direto com entidades públicas da Saúde.

Só nos primeiros dois meses de 2016, a sociedade de advogados onde trabalha o amigo e consultor de António Costa faturou mais de 170 mil euros com o Estado, conta o "Correio da Manhã" esta quinta-feira.

Segundo o "CM", com base na análise dos dados publicados no portal dos contratos públicos na quarta-feira, a BAS celebrou três contratos este ano: os serviços de assessoria jurídica foram adjudicados à empresa pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Centro Hospitalar de Setúbal; e pela Administração Regional de Saúde do Norte.

A BAS também assinou contratos com entidades públicas, durante o Governo de Passos Coelho, mas na época não foram levantadas questões de conflito de interesses.

Os três contratos feitos com o Estado este ano são equivalentes a 38% do total dos proveitos obtidos pela BAS em 2015: em oito contratos, faturou mais de 445 mil euros, escreve o matutino.