Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Sociedade de advogados de amigo de Costa ganhou três contratos por ajuste direto já em 2016

  • 333

LACERDA MACHADO. Foi secretário de Estado da Justiça quando António Costa foi ministro com esta pasta

luís coelho

Só nos primeiros dois meses de 2016, a sociedade de advogados onde trabalha o amigo e consultor de António Costa faturou mais de 170 mil euros com o Estado

Diogo de Lacerda Machado, a quem António Costa chamou de "melhor amigo" e negociador "hábil", vai ganhar 2000 euros por mês para ser consultor do Governo, como já tinha sido noticiado. Mas Diogo de Lacerda Machado é também advogado na BAS –Sociedade de Advogados, escritório que já celebrou este ano três contratos por ajuste direto com entidades públicas da Saúde.

Só nos primeiros dois meses de 2016, a sociedade de advogados onde trabalha o amigo e consultor de António Costa faturou mais de 170 mil euros com o Estado, conta o "Correio da Manhã" esta quinta-feira.

Segundo o "CM", com base na análise dos dados publicados no portal dos contratos públicos na quarta-feira, a BAS celebrou três contratos este ano: os serviços de assessoria jurídica foram adjudicados à empresa pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Centro Hospitalar de Setúbal; e pela Administração Regional de Saúde do Norte.

A BAS também assinou contratos com entidades públicas, durante o Governo de Passos Coelho, mas na época não foram levantadas questões de conflito de interesses.

Os três contratos feitos com o Estado este ano são equivalentes a 38% do total dos proveitos obtidos pela BAS em 2015: em oito contratos, faturou mais de 445 mil euros, escreve o matutino.