Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Amorim Energia recebe €131 milhões sem impostos da Holanda

  • 333

Tiago Miranda

A empresa controlada por Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal, vai receber mais de 131 milhões de euros em dividendos da Galp através da sua empresa com sede na Holanda

É um dos temas mais falados no mundo neste momento: a fuga aos impostos, através das offshores. Mas existem outras estratégias legais e países ondem não são necessários tantos malabarismos.

Américo Amorim, presidente não-executivo da Galp Energia, que também é o homem mais rico de Portugal, vai receber dezenas de milhões de euros de dividendos da Galp na Holanda.

A Amorim Energia BV, controlada a 55% por Américo Amorim, receberá mais de 131 milhões de euros em dividendos da petrolífera na Holanda, país onde as holdings não pagam impostos sobre os dividendos que recebem das suas filiais, segundo o "Correio da Manhã" esta quarta-feira.

Note-se, contudo, que também em Portugal as holdings com participações superiores a 10% numa empresa estão isentas do pagamento de imposto sobre os dividendos auferidos por via dessas participações.

A empresa Amorim Energia B.V., com sede em Amesterdão, detém 38,34% (mais de 317 milhões de ações) do capital da Galp. Uma fatia de 55% da empresa pertence a Américo Amorim e os restantes 45% são do veículo angolano Esperaza, controlado por Sindika Dokolo (marido de Isabel dos Santos) e pela Sonangol.

Os 131,8 milhões de euros que a Amorim Energia receberá em dividendos da Galp darão, assim, um encaixe de 72,5 milhões de euros a Américo Amorim e de 59,3 milhões de euros aos seus parceiros angolanos.

De acordo com o relatório sobre o governo da sociedade divulgado esta terça-feira no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Américo Amorim abdicou do seu salário como presidente não-executivo em favor da Fundação Galp Energia.