Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Facebook estreia funcionalidade para ajudar cegos a “ver” fotografias

  • 333

Sean Gallup/GettyImages

Aplicação usa um screenreader que descreve uma série de elementos presentes nas imagens. Mas, por enquanto, esta só está disponível em inglês e num número limitado de países

É uma novidade, apresentada esta terça-feira, e uma solução estudada pelo Facebook para permitir que pessoas cegas ou com dificuldades de visão possam “ver” as imagens publicadas nesta rede social. Com recurso à inteligência atificial, a nova aplicação vai gerar uma descrição automática de cada fotografia que o utilizador selecionar.

Na prática, a utilização de um screenreader permite ouvir a descrição de uma série de elementos presentes nas imagens - o que é possível através da tecnologia de reconhecimento de objetos - estando o software preparado para reconhecer cerca de 80 atividades e objetos comuns, como alimentos, meios de transporte ou sorrisos.

Por enquanto as imagens serão descritas em termos básicos, do género: “Estão duas pessoas na fotografia e estão a sorrir”, explica uma notícia da BBC, mas o sistema deverá evoluir e melhorar, por exemplo, permitindo identificar os rostos.

A aplicação foi desenvolvida pelo engenheiro Matt King, que perdeu ele próprio a visão, e segundo a empresa demorou dez meses a ser concluída.

“No Facebook, muito do que se encontra é extremamente visual”, declarou King, “o que te deixa a sensação de estar completamente fora de qualquer conversação, quando não vês”.

A má notícia é que, para já, o sistema estará apenas disponível em inglês e limitada aos utilizadores dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Uma situação que o Facebook promete ser temporária, estando a preparar o alargamento desta funcionalidade a outras plataformas, línguas e países.