Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Aquele ditado de abril volta a cumprir-se

  • 333

tiago miranda

Vem aí a chuva, vento forte, temperaturas baixas e até neve

O primeiro fim de semana de abril será marcado pelo regresso da chuva em Portugal continental, que será de neve nas terras altas, apesar de na sexta-feira o sol espreitar um pouco por todo o país, revelou esta quinta-feira o IPMA, citado pela agência Lusa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que no dia de hoje e de sexta-feira a chuva dará tréguas, pese embora a presença de algumas nuvens. Mas para sábado, domingo e também para a próxima segunda-feira, a tendência muda.

O regresso da chuva, previsto para este sábado, irá evoluir nas primeiras horas do dia, do litoral para o interior e de norte para sul, mantendo-se no domingo a ocorrência de precipitação mais intensa no norte e no centro. O cenário repete-se na segunda-feira.

Quanto ao vento, o IPMA avança que voltará a soprar moderado a forte no fim-de-semana, vindo de sudoeste, em especial no litoral e nas terras altas. Em relação às temperaturas, estarão "relativamente baixas", como é apanágio do início de primavera, com algumas oscilações.

"No interior e nas zonas montanhosas as [temperaturas] mínimas variam entre os zero e cinco graus, nas restantes regiões entre cinco e sete graus, subindo até aos 12. Já as máximas, serão inferiores aos 20 graus, até segunda-feira, nas regiões do interior norte e centro e nas terras altas não deverão ultrapassar os 12/15 graus", explicou à Lusa uma meterologista do IPMA.

A queda de neve irá regressar também no sábado, mantendo-se durante o fim de semana e até segunda-feira, nas cotas acima dos 1.200/1.400 metros. Gerês, Serra da Estrela e Marão/Montemuro serão afetados.