Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Ameixoeira. Autoridades suspeitam que mulher em estado grave foi baleada por polícia

  • 333

José Sena Goulão

PJ está a investigar a “forte possibilidade” de o tiro que feriu gravemente uma mulher no bairro da Ameixoeira, em Lisboa, ter sido disparado inadvertidamente por um dos polícias atacados por dois grupos de desordeiros

Hugo Franco

Hugo Franco

Jornalista

Rui Gustavo

Rui Gustavo

Editor de Sociedade

O tiro que atingiu uma mulher no abdómen, deixando-a gravemente ferida, terá sido disparado por um agente da PSP que foi atacado a tiro assim que chegou ao bairro da Ameixoeira, em Lisboa, esta terça-feira à noite, para separar dois grupos armados que se desentenderam.

De acordo com uma fonte judicial, esta "forte possibilidade" está a ser investigada pela equipa da PJ encarregada da investigação. "Os polícias dispararam num cenário claro de autodefesa", precisa a fonte. A vítima terá atingida por uma bala perdida ou que fez ricochete. O caso também está a ser investigado pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).

Só haverá uma certeza absoluta sobre a autoria do disparo que feriu gravemente a moradora quando o teste de balística for concluído. Este é um processo que pode ser longo.

Os três agentes da PSP acorreram a uma chamada e quando chegaram ao bairro foram atacados a tiro. Os três foram atingidos. Responderam ao fogo e um disparo terá atingido inadvertidamente uma mulher que nada tinha que ver com a desordem entre dois grupos que serão todos da mesma família.

A polícia apreendeu uma caçadeira mas não conseguiu deter ou identificar nenhum dos atiradores. Dois moradores e três polícias ficaram feridos no incidente. De acordo com o porta-voz da Direção Nacional da PSP, Hugo Palma, dois dos agentes que ficaram feridos tiveram alta ainda durante a madrugada desta quarta-feira, enquanto o terceiro realizou uma cirurgia, mas encontra-se "livre de perigo" e "em situação estável". A mulher supostamente atingida por um polícia é a ferida mais grave, mas o seu estado é estável.