Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

“nom”, a plataforma gourmet

  • 333

d.r.

Steve Chen, co-fundador do YouTube, começou por pôr o avental. Distribuiu depois os ingredientes e os utensílios pela bancada e, antes de deitar mão à obra, afiou as facas. Pelas artes de Chen, acaba de sair do forno, bem quentinha, uma nova plataforma digital 100% dirigida aos amantes da gastronomia e da comida. E dá pelo nome de nom

Luís Proença

Venha daí “chef” partilhar em vídeo, passo a passo, os seus dotes culinários com os fãs da gastronomia! Tudo em rede e em streaming. Steve Chen vem desafiar os mestres, cozinheiras e cozinheiros, escanções, “bloguers” dedicados à arte da boa mesa, a demonstrarem como se faz, através da recém-lançada plataforma digital vídeo nom, que põe ao dispor uma montra que se pretende grande e amigável.

Chen (co-fundador do YouTube, a par de Chad Hurley, que há dez anos venderam o YouTube à Google por 1,65 mil milhões de dólares e de seguida desenvolveu a startup AVOS Systems) esclarece que a plataforma foi concebida para que “os fanáticos da culinária capitalizem e expandam a sua popularidade”. A nom permite que os utilizadores realizem, produzam e apresentem os seus próprios programas de culinária e serve ao mesmo tempo para seguir e interagir com outros criadores, quando estiverem a fazer as suas demonstrações gastronómicas em direto. A plataforma emerge a partir de dois pilares essenciais no universo da oferta digital de hoje: ter uma experiência semelhante à do YouTube associado às ferramentas do streaming que dominam cada vez mais as redes sociais como o Facebook, o Twitter ou o Snapchat, por exemplo. Aliás, Chen e Vijay Karunamurthy, antigo chefe de engenharia do YouTube e responsável pelo desenvolvimento tecnológico da nom, subscrevem o “press release” do anúncio público, em que sugerem que a novel plataforma é como o “Twitch da culinária”.

Para princípio de conversa, e porque amigo chama amigo, foram já lançados os canais de alguns chefs e personalidades como o chef Corey Lee (três estrelas Michelin) e o mestre escanção Yoon Ha, do restaurante Benu, em São Francisco, ou o chef Tim Hollingsworth, do Otium, em Los Angeles, entre outros. A nom está instalada entre São Francisco e Palo Alto, na Califórnia, e tem uma equipa inicial de 12 pessoas.

Steve Chen, co-fundador do YouTube e criador da nom

Steve Chen, co-fundador do YouTube e criador da nom

Os vídeos dedicados à culinária e às receitas são altamente apetecidos pelos internautas. De acordo com o Lookbook do YouTube, os vídeos destes géneros foram vistos 15,3 mil milhões de vezes no ano passado.

A subscrição do serviço é gratuita e está disponível online (nom.com) ou através de aplicação, em iOs. Os utilizadores da app podem fazer a captação e o streaming diretamente através dos dispositivos móveis. Pode ver AQUI.