Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Este sábado é dia de desligar as luzes

  • 333

A causa é boa, é simbólica e acontece em nome da maravilha que vemos todos os dias - o nosso planeta

Carla Tomás

Carla Tomás

Jornalista

Pelo oitavo ano consecutivo, centenas de cidades no mundo aderiram à iniciativa da organização não governamental WWF e vão apagar as luzes este sábado, entre as 20h30 e as 21h30, em nome da sustentabilidade da Terra.

Tudo começou em Sydney, na Austrália, em 2007 "quando 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas apagaram as luzes durante uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas", recorda a WWF.

O movimento "A Hora do Planeta" espalhou-se, entretanto, pelo mundo e envolve atualmente mais de 50 milhões de pessoas em 135 países. Em Portugal, cerca de uma centena de cidades aderiram. Lisboa é uma delas.

Entre as 20h30 e as 21h30, as luzes do edifício dos Paços do Concelho e do Mosteiro dos Jerónimos serão desligadas. À mesma hora realiza-se um espetáculo à luz de velas no Parque Eduardo VII, que conta com as cantoras Carminho e Sara Tavares.

Celebra-se o planeta e o dia do Pai e parte do valor dos bilhetes (que custam entre 12,5 e 20 euros) reverte a favor dos projetos da WWF em Portugal, ligados à conservação da floresta e dos ecossistemas marinhos.