Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Vacina para meningite em falta em alguns centros de saúde

  • 333

O vírus da gripe muda constantemente, pelo que a vacina criada todos os anos é especificamente para aquela altura e a imunidade conferida não é duradoura

Justin Sullivan/Getty Images

Além de imunizar contra a meningite, a vacina Prevenar também protege contra a septicémia, pneumonia, otite e outras doenças. Alguns centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo estão com falhas de stock

Alguns centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) estão com falhas no fornecimento das vacinas Prevenar –protege da meningite – e Gardasil – para o vírus do papiloma humano –, segundo o "Correio da Manhã" desta quinta-feira.

Ao "CM", a Administração Regional de Saúde local admite a falta "pontual" nalgumas unidades, devido ao "acréscimo de consumo". O vírus do papiloma humano é uma das causas do cancro no colo do útero. E a vacina Prevenar, para lá de imunizar contra a meningite, também protege contra a septicémia, pneumonia, otite e outras doenças.

"Todos os agrupamentos têm stock, embora algumas unidades tenham falhas", diz fonte da ARSLVT ao matutino. Caso esses centros, não tenham as vacinas naquele momento, "as crianças serão convocadas para a vacinação", acrescentou.