Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Cubo mágico

  • 333

d.r.

Pequeno em tamanho, mas com desempenho q.b., este míni PC da Acer destaca-se pelo design, pela capacidade de armazenamento e pela facilidade com que se podem trocar os discos rígidos

Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Os míni PC são uma espécie de lufada de ar fresco no mercado dos computadores, pois a maioria deles já consegue conjugar um design diferenciador com uma performance satisfatória. A nível estético, o Revo One RL85 é tudo o que podemos desejar de um míni PC: compacto, transportável e bonito. As linhas arredondadas são cativantes e a decisão de colocar todas as portas na traseira foi acertada. A exceção é a entrada para o cartão SD, que está situada no topo do computador. A garantia de que este Acer fica bem em qualquer sala está no facto de não fazer qualquer tipo de ruído durante a utilização, sendo que também não aquece.

A nível de hardware, o grande destaque é a inclusão de dois discos rígidos de 1,5 TB cada (podendo ainda ser adicionado mais um), o que resulta numa capacidade de armazenamento considerável. Merece igualmente destaque a facilidade com que se pode tirar a tampa: basta, literalmente, carregar num botão e puxar. Isto permite aceder aos dois discos rígidos para os trocar ou, no caso de adquirir inicialmente este modelo com apenas um disco rígido, acrescentar mais um. Refira-se que, como é dotado de tecnologia hot-swap (que, basicamente, é a capacidade de trocar componentes sem ser preciso desligar a máquina), esta alteração pode ser realizada com o sistema a funcionar.

Um companheiro para a televisão

A Acer refere que podemos usar a app Revo Suite (disponível para Android) para controlar este míni PC, o que pode ser particularmente útil quando se está a ver um filme ou um álbum fotográfico. Contudo, tentámos várias vezes (e até em dias diferentes) e nunca conseguimos emparelhar com sucesso o telemóvel e o computador através da aplicação.

Em suma, diz-se que as aparências iludem, mas a verdade é que esta máquina que cabe numa mão tem desempenho suficiente para concorrer com muitos dos portáteis e híbridos que estão no mercado. Não se espere uma performance de excelência, mas é ideal para colocar perto da televisão e tirar proveito da porta HDMI para visualizar conteúdos que estejam armazenados no PC.

d.r.

CARACTERÍSTICAS

Processador: Intel Core i3 5010U de dois núcleos a 2,1 GHz
Memória RAM: 8 GB de RAM DDR3
Armazenamento: 2x HDD de 1,5 TB
Sistema operativo: Windows 10
Conectividade: Cartão SD, HDMI, Míni DisplayPort, Ethernet, 2x USB 3.0 e 2x USB 2.0
Dimensões: 155x106,5x106,5 mm
Peso: 1,9 kg