Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Camiões dos suinicultores estão a ser desviados para a alta de Lisboa

  • 333

ANDRÉ KOSTERS/ Lusa

Depois de terem bloqueado algumas das principais artérias da capital, incluindo a Segunda Circular, os camiões dos suinicultores que estão esta sexta-feira em protesto estão a ser escoltados para a Alta de Lisboa, pela PSP

A Polícia de Segurança Pública está a encaminhar os camiões dos suinicultores para a Avenida Santos e Castro, na Alta de Lisboa, disse à agência Lusa o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.

Segundo o porta-voz do Cometlis, os camiões estão a ser encaminhados para esta zona da cidade por questões de segurança, acrescentando, às 17:40, que o trânsito na Segunda Circular “já está a fluir” em ambos os sentidos.

Na Avenida Santos e Castro já estão algumas dezenas de camiões, constatou a Lusa no local.

O comissário Rui Costa tinha explicado, anteriormente, que a polícia estava impedir os camiões de rumarem ao centro da cidade de Lisboa, decisão que se prendia "unicamente" com a segurança dos cidadãos.

“Se eles [suinicultores] o fizerem corremos o risco de ficarem impedidas avenidas fundamentais da cidade de Lisboa e que os cidadãos da cidade não tenham capacidade de mobilidade e a segurança deles fica comprometida, nomeadamente em relação à saída de veículos de emergência e socorro”, sublinhou, na ocasião, este oficial.

Cerca de 300 camiões de suinicultores do país inteiro deslocaram-se hoje para Lisboa para protestarem frente ao Ministério da Agricultura, pedindo ajuda para um setor que dizem estar "à beira do colapso".

A concentração está a ser organizada pelo gabinete de crise dos suinicultores, grupo de trabalho criado no final do ano passado, que quis manter este protesto em segredo, mas entretanto os camiões foram intercetados pela polícia à entrada dos principais eixos da cidade