Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

PS vai apresentar proposta para aumentar imposto automóvel

  • 333

Nuno Fox

Os veículos a gasolina a partir do 4.º escalão – com emissões de CO2 superiores a 146 gramas por quilómetro – vão ver as suas taxas ambientais agravadas. Medida também poderá ser refletida no preço base dos automóveis

Enquanto não chegam os debates na especialidade sobre Orçamento do Estado para 2016, vão sendo conhecidas algumas alterações ao documento principal. Segundo o "Correio da Manhã" desta terça-feira, o Imposto Automóvel (ISV) para veículos a gasolina mais poluentes – a partir do 4º escalão – pode vir a ser aumentado, comparativamente com a primeira versão apresentada do documento.

Esta proposta de alteração do Orçamento do Estado, que parte do grupo parlamentar do PS, prevê o agravamento das taxas a aplicar à componente ambiental do imposto sobre os veículos a gasolina a partir do 4.º escalão – veículos com emissões de CO2 superiores a 146 gramas por quilómetro.

De acordo com o "CM", na prática isto vai significar que a maioria dos veículos portugueses vai pagar mais, direta e indiretamente. Se esta proposta for aprovada, o aumento das taxas também poderá fazer subiu o preço base dos veiculos, por via do Imposto Automóvel e do IVA, que também são contabilizados no preço final dos veículos.

A mesma proposta pretende também beneficiar os condutores com veículos menos poluentes: está prevista a redução da taxa para o 1.º escalão de CO2 – até 99 gramas por quilómetro.

Já as taxas para veículos do 2.º e 3.º escalões não deverão sofrer qualquer alteração.