Sociedade

Assembleia geral da TAP aprova empréstimo

José Caria

Já terminou a primeira assembleia geral da companhia que juntou o consórcio Atlantic Gateway e a Parpública. Empréstimo de 90 milhões de euros foi aprovado pelos acionistas

Os acionistas da TAP reuniram-se esta terça-feira em assembleia geral e aprovaram o empréstimo de 90 milhões de euros, confirmou ao Expresso fonte próxima do processo.

A reunião aconteceu depois de a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) ter autorizado a companhia aérea a concretizar parte do empréstimo obrigacionista previsto no plano de recapitalizacão.

Recorde-se que os acionistas privados pretendem entrar com 90 milhões de euros de um empréstimo de 120 milhões. Só após o acordo final estar fechado com o Estado – que fica com 50% da companhia aérea – é que os restantes 30 milhões de euros poderão ser, ou não, assumidos pela esfera pública.

O empréstimo obrigacionista será subscrito pela Azul, e indiretamente pela companhia aérea HNA, e pelo Estado português, no âmbito do novo memorando de entendimento assinado com o consórcio Atlantic Gateway, do empresário português Humberto Pedrosa e do norte-americano nascido no Brasil David Neeleman.