Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Legionela obriga a fechar hospital do Peso da Régua

  • 333

Legionella, a bactéria que assustou Portugal

Um surto de legionela no hospital da cidade vai levar ao seu encerramento já esta quinta-feira. Todos os utentes e funcionários serão transferidos

Um surto de legionela no hospital do Peso da Régua irá levar ao encerramento da unidade esta quinta-feira e à transferência de utentes e funcionários. A informação foi garantida pelo presidente da Câmara da Régua.

"A informação que temos também é pouca, mas o que nos informaram é que seria um surto de legionela e que teriam de encerrar o hospital na quinta-feira, transferindo os doentes e o pessoal", afirmou Nuno Gonçalves à agência Lusa.

O autarca salientou que a comunicação sobre a "presença de legionela" no hospital de Peso da Régua foi feita à câmara municipal na passada quarta-feira pelo Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), onde a unidade de saúde está inserida.

Os doentes serão transferidos para outro hospital do CHTMAD, que agrega ainda as unidades de Vila Real, Lamego e Chaves. A agência Lusa tentou por diversas vezes obter esclarecimentos junto do CHTMAD sobre esta questão, mas não obteve qualquer resposta.

"Claro que estou muito preocupado. Preocupado desde logo com os utentes e com os funcionários que estão no hospital e, depois, preocupado também porque isto está a causar algum alarme e a população está também a ficar assustada", sublinhou Nuno Gonçalves.

O presidente garantiu que o município vai solicitar mais esclarecimentos ao CHTMAD sobre esta questão e vai também reivindicar, junto da administração, que a "situação seja resolvida" e que "rapidamente o hospital possa voltar a estar em pleno funcionamento". Pede ainda "que sejam tomadas medidas com atenção redobrada nas instalações e na qualidade das instalações para que situações destas não se voltem a repetir", acrescentou.

O CHTMAD inclui os hospitais de Vila Real, Lamego, Chaves e Peso da Régua, unidade cujo encerramento esteve por diversas vezes em cima da mesa e que estava incluída na lista de hospitais que o Governo queria devolver às misericórdias.

A doença do legionário é uma pneumonia que afeta preferencialmente pessoas idosas, fumadoras, imunodeprimidas ou pessoas com doenças crónicas. A pneumonia provocada pela bactéria pode, em alguns casos, provocar a morte.

Em 2014, um surto da doença ameaçou o país, provocando 14 mortes.