Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Seguro regressa para apresentar livro

  • 333

Ministro João Soares vai estar presente no lançamento do livro de Seguro

Marcos Borga

Após a derrota nas primárias, o ex-secretário-geral do PS foi fazer um mestrado. Na próxima semana, regressa para apresentar os resultados da sua investigação em livro

Passados 18 meses, o ex-líder do PS António José Seguro está de volta. Após a derrota nas eleições primárias com António Costa, Seguro voltou aos estudos: foi fazer um mestrado. A dissertação sobre o controlo político do Governo feito pelo Parlamento, que mereceu a nota de 18 valores, foi transformada em livro e é apresentada no dia 10 março na Universidade Autónoma de Lisboa, onde Seguro dá agora aulas de Ciência Política.

“É um estudo relevantíssimo”, diz André Freire, orientador de tese de Seguro, ao "i". “Estuda o grau de capacidade do Parlamento para escrutinar politicamente o Governo. Uma coisa eram as intenções de lei, outra é ver se os objetivos foram atingidos", explica.

Na apresentação, Seguro vai contar com a presença de Francisco Assis, uma das vozes mais dissonantes das ideias de António Costa dentro do PS. Segundo o jornal "i" desta quarta-feira, Assis virá de propósito de Bruxelas para este evento. Mas não será o único segurista que já confirmou presença no lançamento da obra: João Soares, ministro da Cultura, e Maria de Belém, ex-candidata presidencial e presidente do PS no tempo de Seguro, também vão aparecer.

Se este é um primeiro passo para o regresso de Seguro à política ainda não se sabe. Dentro do partido e em vésperas de eleições distritais, essa ideia não parece agradar a muitos, de acordo com os testemunhos reunidos pelo "i".

  • Seguro regressa à política com livro

    O antigo líder do PS vai editar um livro, em março, baseado na sua tese de mestrado. É um texto político, sobre o controle do Governo pelo Parlamento, que vai apresentado por Viriato Soromenho Marques